PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Grupo Volkswagen deve trocar de CEO: sai Matthias Müller, entra Herbert Diess

Mudança deve ser oficialmente anunciada na próxima sexta e pode ter sido motivada por uma briga com a Baixa Saxônia

No ano passado, o grupo Volkswagen teve lucro de € 17 bilhões, com uma margem de lucro de 7,4% em vez dos 6% que tinha em 2015, antes de ser afetado pelo Dieselgate. Isso é, em boa medida, obra da administração de Matthias Müller, que assumiu o controle do grupo depois da saída de Martin Winterkorn. Mas talvez esses números não sejam suficientes para segurar o cara em sua cadeira. Especialmente depois de ele dizer que "não gostava de políticos se metendo em seus negócios" à revista alemã Der Spiegel. Uma reação ao desejo de políticos da Baixa Saxônia à remuneração dos executivos da empresa. Müller levou mais de € 10 milhões em 2017. Só que a Baixa Saxônia tem 20% das ações da Volkswagen. Só isso explica a possível saída do CEO, como reporta a Automotive News. Ela seria oficializada na próxima sexta (13). No lugar de Müller entraria Herbert Diess, membro do conselho do grupo e responsável pela marca Volkswagen.

Diess é um executivo graduado, oriundo da BMW, de onde chegou pouco antes de o Dieselgate eclodir. Segundo analistas, ele também teria mais traquejo para lidar com a imprensa e com os acionistas da empresa. Com os objetivos já estabelecidos pela empresa, como o de produzir 1 milhão de elétricos por ano até 2025 e de se renovar completamente como empresa, com descentralização administrativa, Diess terá um bocado de trabalho pela frente se a notícia se confirmar.

Leia abaixo a nota oficial do grupo Volkswagen sobre a mudança:

"A Volkswagen Aktiengesellschaft considera um maior desenvolvimento da estrutura de gestão do grupo, que também estaria associada a mudanças de pessoal no Conselho de Administração e a mudanças nas responsabilidades específicas dos membros do Conselho de Administração. Isso também poderia incluir uma mudança na posição do presidente do Conselho de Administração.

Com base nestas considerações, o Presidente do Conselho de Supervisão da Volkswagen Aktiengesellschaft está atualmente em discussão com alguns membros do Conselho de Supervisão e do Conselho de Administração. O sr. Matthias Müller mostrou sua disposição geral em contribuir para as mudanças. Atualmente, está aberto se as considerações e discussões levarão a um maior desenvolvimento da estrutura de gerenciamento ou a mudanças de pessoal no Conselho de Administração da Volkswagen Aktiengesellschaft."

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro