PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

WaterCar Panther roda na água ou na estrada. Mas prefere os peixes...

Modelo anfíbio parecido com um Jeep Wrangler atinge mais de 70 km/h na água, mas apenas a 130 km/h em piso seco

Tem gente que vive na praia, ou perto de um rio, e gostaria de ter um veículo só que atendesse todas as suas necessidades de deslocamento. Ou que vive em cidades afetadas por enchentes e já ficou preso em alguma situação do tipo. Existem uma série de veículos anfíbios no mundo, mas um dos mais interessantes deve ser o WaterCar Panther. Lançado em 2013, o modelo é sucessor do WaterCar Python, um anfíbio com motor de Corvette que chegou a 97 km/h na água e é o atua detentor do recorde de velocidade para anfíbios. Mas a empresa queria um modelo mais prático e robusto para o dia a dia. E dotou o Panther de um motor Honda V6 3.7 que lhe permite chegar aos 70 km/h sobre as ondas. A fabricante informa que ele é capaz de rodar a mais de 90 km/h, o limite de velocidade em boa parte das estradas dos EUA, onde ele é produzido, mas não é específica quanto ao limite. Algumas publicações dizem que ele chega no máximo a 130 km/h. Em suma, é boiando em alta velocidade que o Panther se sente mais em casa.

Dotado de um spaceframe de cromo molibdênio e de uma carroceria de fibra de vidro, o Panther pesa 1.338 kg apesar de seus 4,57 m de comprimento. Com capacidade para 4 passageiros, ele tem 1,83 m de largura, 1,75 m de altura máxima (com o para-brisa levantado) e seu entre-eixos não é informado. O V6 vai instalado na traseira, onde ele é ligado ao sistema Panther Jet, patenteado pela WaterCar, para se mover na água. A suspensão usa um sistema hidráulico que recolhe as rodas em menos de 3 segundos, como se pode ver no vídeo abaixo.

Com uma transmissão manual de 4 marchas, o carro tem de ser colocado em neutro para virar um barco e ter o modo de propulsão aquática acionado. É apenas um botão que cuida de todo o processo, como explica o fundador da WaterCar, Dave March. O velocímetro do modelo não é ligado às rodas: ele usa GPS para determinar a velocidade do veículo, seja na água ou na terra. E pode ser as portas abertas em qualquer "terreno, o que permite que o dono saia do Panther, nade um pouco e volte para o veículo sem preocupações. Veículos anfíbios normalmente ficam com suas portas abaixo do nível da água, o que impede sua abertura. E requer um sistema de vedação poderoso.

O WaterCar Panther não é nada barato. Ele é vendido a US$ 172.000 completo e a US$ 139.000 sem motor e transmissão. Trata-se de uma especificidade dos EUA. O carro completo não pode ser emplacado em alguns Estados. Vendido sem o motor e a transmissão, ele pode ser emplacado como um "veículo especialmente construído", o que o isenta de algumas exigências legais. Como os carros artesanais no Brasil. Brinquedo caro, mas que muita gente anda apreciando no segundo maior mercado do mundo.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro