PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

XEV LSEV seria o primeiro carro fabricado em série por impressão 3D

Empresa italiana fez parceria com a Polymaker para entregar elétrico de baixa velocidade no segundo trimestre de 2019

Muita gente fala que a impressão 3D pode ser o futuro da fabricação de carros, mas poucas levam isso a sério no atual estágio da tecnologia. Ou levavam, considerando que o primeiro carro fabricado por impressão 3D de produção em série do mundo, o XEV LSEV, foi apresentado em Xangai no último dia 19. O modelo, criado por uma parceria entre a Polymaker, especializada em impressão 3D, e a XEV, fabricante italiana de modelos elétricos.

Com 2,55 m de comprimento, 1,50 m de largura, 1,52 m de altura e 1,68 m de entre-eixos, o LSEV lembra bastante um smart fortwo, mas o modelo seria limitado a percursos urbanos, por conta da velocidade baixa, não informada. Tirando o chassi, as baterias, os vidros e os bancos, tudo no carro é impresso em 3D pela Polymaker. A XEV já teria até encomendas fixas do correio italiano, o Poste Italiane, para 5.000 unidades do modelo, além de outras 2.000 da ARVAL, uma empresa do grupo BNP Paribas. A produção começa no segundo trimestre de 2019.

Segundo os executivos da XEV e da Polymaker, a impressão 3D permitiu que o LSEV tivesse apenas 57 peças em vez das cerca de 2.000 que um modelo deste porte exigiria. Com o uso de polímeros industriais fabricados pela Polymaker, ele seria capaz de resistir às mesmas exigências a que um modelo como os fortwo estariam sujeitos. Ou de suportar frio e calor intensos sem deformações. Com a vantagem do peso baixo, já que o LSEV, mesmo sendo elétrico, pesa apenas 450 kg.

O processo de produção por impressão 3D também teria permitido reduzir custos de desenvolvimento. Tanto em termos de grana quanto de tempo. Segundo as empresas, um projeto como o do LSEV leva entre 3 e 12 meses para ser finalizado, contra os 3 a 5 anos que um projeto automotivo comum costuma exigir. Com mais flexibilidade, as fabricantes estariam menos sujeitas a mudanças súbitas de governos, leis, políticas etc. Coisas infelizmente muito comuns no mercado brasileiro, por exemplo. Será que haveria espaço para um LSEV tropical?

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro