PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Avaliação KBB™: Chevrolet Onix vai de esportista ao requintado para ganhar público 

Onix RS e Onix Plus Premiere tentam conquistar com detalhes distintos

Em geral, todo mundo tem no guarda-roupa aquela roupa que serve pra ir para academia, fazer uma caminhada e coisas do tipo e também uma roupa um pouco mais sofisticada, também chamada de esporte fino. Assim é com o catálogo de versões do Chevrolet Onix. 

A KBB Brasil teve a oportunidade de ficar uma semana com o Onix RS e, na semana seguinte, trocar o modelo pelo Onix Plus Premiere II, o que nos ajudou a ressaltar as diferenças entre eles. Confira! 

Onix RS 

Apesar do nome da versão e do visual esportivado, o Onix RS usa a mesma camisa preta básica do Plus Premier, ou seja, o conjunto mecânico. Portanto, estamos falando do 1.0 turbo de três cilindros com 116 cv e 16,8 kgfm de torque associado ao câmbio automático de seis marchas. 

Então o comportamento é idêntico? Não. No hatch, aparentemente, a Chevrolet colocou um tênis, enquanto o irmão sedã usa um sapato mais confortável. Neste caso, estamos falando da suspensão, que é ligeiramente mais firme no Onix RS. No entanto, isso não é exclusividade dessa versão, todos os hatches tem esse comportamento em relação ao sedã. Outra diferença notada se dá no pedal do acelerador, que ao menos na unidade testada era consideravelmente mais sensível, o que muda pouco no desempenho. 

Segundo os números da Chevrolet, o Onix RS faz de 0-100 em 10,1 segundos contra 10,4 segundo do Onix Plus Premier. Isso certamente se explica pelo peso: 1.085 kg contra 1.117 kg. 

Psicologia das cores 

Outra medida comum adota pelas fabricantes diz respeito às cores. No Onix RS tudo é em preto brilhante com detalhes vermelhos, uma vez que a ideia é reforçar uma suposta esportividade, já no Onix Plus, o interior é preto com detalhes em bege claro, que ajudam a reforçar a ideia de um suposto requinte. Confira o comparativo abaixo: 

Equipamentos 

No entanto, a lista de equipamentos é um tanto distinta. O Onix RS tem: 

Seis airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina); ar-condicionado; assistente de partida em aclive; bancos com revestimento híbrido (tecido e revestimento premium) na cor preta Jet Black exclusiva RS; coluna de direção com regulagem em altura e profundidade; computador de bordo; conjunto de alto falantes com seis unidades (dois tweeters, dois dianteiros e dois traseiros); controlador de limite de velocidade; controlador de velocidade de cruzeiro; controle eletrônico de estabilidade e tração; console central com descansa-braço; direção elétrica; espelhos retrovisores elétricos; luzes de condução diurnas de LEDs; central multimídia MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8", integração com smartphones pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay; painel de instrumentos com tela digital de TFT de 3,5"; rodas de liga leve de 16" com design exclusivo na cor preta High Gloss; sensor de estacionamento traseiro; sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether); sistema de freios com ABS, distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA); trava elétrica das portas com acionamento na chave; vidros elétricos e volante esportivo com revestimento premium.

Já o Onix Plus Premier II, com exceção dos itens de design, adiciona: 

Acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular; câmera de ré; chave com sensor de aproximação; partida sem chave; entrada USB dupla para o banco traseiro; OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi; projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo; monitoramento de pressão dos pneus; trava elétrica das portas com acionamento na chave; alerta de ponto cego; ar-condicionado digital automático; bancos com revestimento premium; carregador sem fio; sistema de estacionamento automático; lanternas de LEDs e sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro. 

Conclusão 

A diferença entre os dois modelos em preços é de R$ 12 mil, o hatch saindo por R$ 85.750, enquanto o sedã mais caro custa R$ 97.750. A diferentes natural entre as carrocerias é na casa dos R$ 4 mil, portanto, R$ 8 mil seriam dos equipamentos. 

Além de avaliar a necessidade deles ou não, já que não há ganho em desempenho entre um ou outro, o consumidor fisgado pela família Chevrolet deve se atentar se precisa de mais espaço. Caso queira todos os equipamentos, mas não precise de tanto espaço, o Onix hatch com todos os equipamentos sai por R$ 93.190.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro