Já pensou em ter um SUV médio com desempenho esportivo e consumo superior a diversos 1.0? Em tempos de gasolina custando R$ 6 em média, certamente seria uma vantagem um carro que faça até 19 km/l. É praticamente isso que o Volvo XC60 R-Design Recharge oferece. Obviamente, é um carro para poucos, uma vez que é tabelado em quase R$ 390 mil.
Eletricidade importa
Como o nome do modelo diz, o SUV é híbrido plug-in, ou seja, pode ser carregado na tomada da sua casa. E isso é fundamental para que ele alcance as melhores médias de consumo. Sem este auxílio, o motor a combustão é utilizado também para recarregar as baterias, fazendo o consumo despencar para a casa dos 10 km/l.
Por falar nos motores, o XC60 T8 combina um 2.0 turbo e 320 cv e 40,8 kgfm de torque com um propulsor elétrico de 87 cv e 24,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas com tração integral sob demanda. Esse conjunto garante que o modelo acelere até os 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
Para garantir a economia de combustível, as baterias de 11,6 kWh garantem autonomia de 540 a 50 quilômetros, ou seja, dependendo da distância de casa para o trabalho, é possível andar somente no modo elétrico. Para recarregar a bateria são necessárias no mínimo três horas em uma tomada de 200V e 16 ampares. As baterias também podem ser carregadas em outras tomadas, mas o tempo será maior.
Como anda
Apesar dos seus mais de 2.000 kg, o XC60 é um carro bem ágil e fácil de dirigir na cidade. Os 4,68 metros de comprimento podem parecer muito, especialmente na hora de estacionar, mas os diversos assistentes, além de câmera e sensores, ajudam.
O motor garante desempenho excepcional e se entende muito bem com o câmbio automático. Aliás, graças ao Pilot Assist, o motorista pode optar por nem dirigir, mantendo apenas a atenção ao caminho e com as mãos no volante, algo obrigatório por lei.
O XC60, assim como a grande maioria dos híbridos, dá preferência ao motor elétrico. Com isso, a aceleração inicial é bem forte, graças a entrega de torque instantâneo. É curioso notar quando o motor a combustão entra em cena, antes disso o silêncio a bordo é tamanho que em poucos dias de convivência você passa a estranhar o ronco do 2.0, mesmo que não invada tanto assim a cabine.
No entanto, não pense que absolutamente tudo é perfeito. O primeiro incomodo está nas rodas. O XC60 T8 R-Design Recharge é equipado com pneus 255/40 R21, ou seja, perfil baixo e rodas de 21 polegadas. Essa combinação somada ao asfalto brasileiro causa certo desconforto. Também é preciso se atentar às lombadas, um mínimo de velocidade acima do ideal e sentirá pancadas um pouco mais secas.
O segundo item que poderia ser melhor é a central multimídia. O modelo já é usado pela Volvo há algum tempo e tem todas as funções necessárias, incluindo Apple CarPlay e Android Auto. No entanto, o uso não é tão intuitivo e absolutamente todos os comandos estão na tela, mesmo os do ar-condicionado, aumentando o número de ações necessárias para simplesmente mudar a temperatura ou aumentar a velocidade do ventilador.
Diferentemente do S60, o Volvo XC60 tem bom convívio interno, com quantidade razoável de porta-objetos e bons bolsões nas portas. O SUV é capaz de levar cinco passageiros com bom nível de conforto e o porta-malas leva 470 litros de bagagem. Se necessário, o proprietário pode baixar os bancos e ter um grande espaço com assolho plano.
Equipamentos e segurança
Todos os Volvos possuem em comum um mantra: segurança. E a lista de itens capazes de evitar ou mitigar acidentes é grande: sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão traseira, leitura de placas de trânsito, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, alerta de mudança de faixa, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e alerta de tráfego cruzado.
Entre os itens, destaque para piloto automático adaptativo com a função Pilot Assist (capaz de acelerar, frear e fazer curvas leves a até 130 km/h), ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, assistente de partida em rampas, seletor de modos de condução, sensor de chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema start-stop, faróis full LED autodirecionais com lavadores, sensor de pressão dos pneus e sistema de som Harmam Kardon com 600W.
Ficha técnica
Modelo | Volvo XC60 T8 R-Design Recharge |
Motor | 2.0, 16V, turbo, 4 cilindros, dianteiro, transversal, gasolina + motor elétrico |
Potência | 407 cv (320 cv a 6.000 rpm + 87 cv do motor elétrico) |
Torque | 65,3 kgfm (40,8 kgfm a 2.200 rpm + 24,5 kgfm do motor elétrico) |
Câmbio | Automático, 8 marchas |
Tração | Integral sob demanda |
Freios (d/t) | Discos ventilados / Discos ventilados |
Suspensão (d/t) | Independente com braços sobrepostos / Independente multilink |
Dimensões (C/L/A) | 4,68 m / 1,90 m / 1,65 m |
Entre-eixos | 2,86 m |
Peso | 2.174 kg |
Porta-malas | 470 litros |