Recentemente, publicamos que a JAC iniciou uma ofensiva elétrica no Brasil ao lançar cinco modelos de uma só vez. Durante o lançamento, a equipe da KBB teve a oportunidade de dirigir brevemente três deles, incluindo a picape e o elétrico mais barato do país, o iEV20.
A primeira olhada já entrega se tratar de uma evolução do J2, vendido há algum tempo no nosso mercado. O tamanho segue de um carro para a cidade, com apenas 3,88 metros de comprimento, 2,39 m de entre-eixos e 121 litros de porta-malas, ele é menor que um Renault Kwid.
No entanto, a grande autonomia e baixo custo da carga podem ser o grande trunfo desse pequenino. Segundo a JAC, é possível rodar até 400 km com uma única carga. Para isso, é necessário utilizar o modo "Low", que limita a velocidade a 60 km/h. O que para os grandes centros é bem razoável.
Apesar disso e dos bons 21,9 kgfm de torque disponíveis, o acelerador conta com um delay de respostas que é acentuado no modo mais econômico. Para resolver isso, basta acionar o modo "Sport", que não limita a velocidade e reduz consideravelmente o tempo de resposta ao comando do acelerador.
Entre os dois extremos está o "Eco", que também não limita a velocidade, lembrando que a máxima do compacto é de 112 km/h. Nesse modo, o 0 a 50 km/h acontece em 4,9 segundos. Tudo sem gastar uma gota de combustível e em um silêncio invejável.
Apesar do número de autonomia divulgado pela JAC, na prática o número deve girar em torno de 260 km no uso em condições normais, considerando trânsito carregado, ar-condicionado e som ligados.
O subcompacto pode ser carregado em uma tomada 220V e leva aproximadamente 14 horas. Outra possibilidade é um carregador mais potente, que diminui pela metade o tempo de recarga, e custa R$ 8,5 mil. Dependendo do quanto o consumidor roda, uma carga por semana é o suficiente.
E nessa carga que está o grande trunfo dos elétricos. Segundo a JAC, com a tarifa de energia atual na cidade de São Paulo, encher totalmente as baterias tem custo aproximado de R$ 25, ou seja, cada km rodado fica na casa dos R$ 0,05.
O interior não conta com alavanca de câmbio, já que é apenas um seletor entre ré, neutro e drive, mas é bem acabado. A central multimídia de sete polegadas exibe o estado das baterias e tem respostas bem rápidas, mas em compensação o painel é demasiadamente simples, lembrando até o de antigos carrinhos de controle remoto.
Ficha técnica
Modelo | JAC iEV20 |
Motor | Elétrico |
Potência | 68 cv (50 kWh) |
Torque |
21,9 kgfm a 1 rpm |
Modos de direção | Low, Eco e Sport |
Tração | Dianteira |
Autonomia | 320 km no modo Eco e 400 km no modo Low |
Capacidade das baterias | 41 kWh |
Dimensões (C/L/A) | 3,77 m / 1,68 m / 1,57 m |
Entre-eixos | 2,39 m |
Peso | 1.340 kg |
Porta-malas | 121 litros |