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Primeira volta™ - JAC T50 CVT

Uma vez T5, SUV troca de nome e retorna ao Brasil com motor 1.6 e câmbio CVT partindo de R$ 83.990

A JAC Motors lançou nesta terça-feira (13) o novo SUV T5. Só que, desta vez, com outro nome: T50. Além da mudança no batismo, o utilitário esportivo passou por um facelift profundo e recebeu um novo conjunto mecânico, conhecido do T40, ou seja, um motor 1.6 de 138 cv trabalhando com um câmbio do tipo CVT. Oferecido em duas versões, os preços do T50 são de R$ 83.990 e R$ 87.990 e o modelo começa a ser vendido ainda este mês nas concessionárias da marca. 

INTRODUÇÃO

O retorno do T5 como T50 ao Brasil marca a profunda reestilização que o modelo sofreu na China. Embora não se trate de uma troca de geração, a fabricante alterou peças de alto valor agregado, como os faróis e o painel da cabine, algo que normalmente não é feito no ciclo de renovação de "meia-vida" dos carros. De qualquer maneira, portanto, o T50 ganhou uma frente mais moderna, com uma grade em formato trapezoidal e faróis que lembram muito os usados pela Audi na nova geração do A1, delineados por DRL de LED. O logotipo da marca também mudou. Atrás, as lanternas estão mais finas e a tampa do porta-malas ganhou vincos mais expressivos. As ponteiras de escape também mudaram: estão maiores. De perfil, a silhueta do carro permaneceu a mesma do T5 que era vendido anteriormente. 

JAC T50 CVT

Por dentro, o T50 não aproveitou praticamente nada do antecessor, com exceção das maçanetas e do acendedor de cigarros. O visual adotado pelo T50 é notavelmente mais elegante em relação ao que víamos antes, sem a iluminação azulada e formas verticais um tanto ultrapassadas do T5. O SUV atual possui um volante com base reta e novo painel de instrumentos, linhas horizontais no design do painel e comandos mais compactos para o ar-condicionado. A tela flutuante da central multimídia com tela de 8 polegadas se destaca bastante, atendendo uma tendência vista por toda indústria. O sistema conta com espelhamento de celulares via aplicativo Mirror Link e a tela é sensível ao toque, com respostas rápidas, e oferece atalhos por botões físicos para facilitar a navegação com o carro em movimento. 

Além do visual mais moderno, o acabamento é outro ponto de evolução do T50. Toda em preto e com detalhes imitando a fibra de carbono plastificada, a cabine to SUV não exibe peças desencaixadas ou rebarbas. A versão mais cara Pack 3, avaliada pela KBB Brasil, ainda conta com bancos de material sintético que imita couro, aproveitado também para revestir as laterais das portas (incluindo as traseiras) e o baú central. Detalhes como espelhos iluminados nos parassóis e freio na abertura do porta-luvas demonstram preocupação com capricho na construção da cabine. Uma pena que a tampa do baú entre os bancos não tenha recebido o mesmo cuidado. 

JAC T50 CVT

Ainda que não tenha uma distância entre-eixos tão generosa quanto as dos rivais (são 2,56 m), o aproveitamento de espaço do habitáculo é elogiável. Há área suficiente para acomodar pernas e cabeça e quem viajar atrás terá direito a uma entrada USB dedicada. O passageiro que sentar no meio terá que lidar com uma elevação do assoalho que diminui um pouco o conforto, mas ao menos há cinto de três pontos ali. Quanto à funcionalidade, o console central poderia ser mais bem aproveitado, com mais porta-objetos para espalhar coisas e o baú não é tão generoso em espaço. Ao menos há dois níveis de compartimentos à frente do câmbio que quebram o galho. Segundo a JAC Motors, o porta-malas possui volume para 600 litros de bagagem, mas não podemos considerar este número, porque as companhias chinesas calculam a área até o teto, enquanto o normal aqui no Brasil é divulgar o volume até o limite dos bancos. Independentemente disso, pelo menos no visual, o espaço ali parece condizer com a categoria dos SUVs compactos. 

AO VOLANTE

As novidades do T50 também se escondem sob o capô. O SUV agora conta com um motor 1.6 de 138 cv abastecido somente com gasolina, acoplado à transmissão de tração dianteira e câmbio CVT. Trata-se do conjunto utilizado pelo hatchback com jeitinho de SUV T40. Apesar de não ser o mais potente da categoria, o peso em ordem de marcha de 1.220 kg resulta numa relação entre peso e potência de bons 8,8 kg/cv, melhor do que os quatro SUV líderes de mercado atualmente. Contudo, a notícia só é boa na teoria. Na prática, o T50 carece de um desempenho mais vigoroso. 

JAC T50 CVT

Ainda que seja dotado de duplo comando de válvulas -- o que, em teoria, ajuda a distribuir melhor a curva de torque e potência entre baixas e altas rotações -- o casamento entre motor e câmbio não é dos mais bem sucedidos. As respostas da caixa continuamente variável são vagarosas mesmo quando se recorre ao kickdown no pedal do acelerador. A dificuldade para embalar o carro é mais sentida em rodovias, situação em que dirigimos o SUV, o que nos obrigava a calcular bem a hora de realizar ultrapassagens com segurança. Nem mesmo o modo Sport do câmbio ou a opção de trocas sequenciais de marchas (seis, obviamente simuladas) ajudam na hora de extrair todo o potencial do T50 com mais agilidade.

Definitivamente, este não é o principal atributo do SUV, que, aliás, não esconde o desafio nas retomadas ao produzir elevado ruído do motor a partir das 4 mil rotações. Estranha-se, também, o regime de rotações a 3 mil rpm ou mais a 120 km/h constantes, quando outras caixas CVT da concorrência conseguem manter tal velocidade num giro menor. Na cidade, esta falta de vigor não é tão sentida assim. O primeiro "pulo" do SUV partindo da imobilidade ocorre com agilidade razoável para as situações cotidianas. 

JAC T50 CVT

O que é elogiável do T50 é o nível de conforto da suspensão, sensivelmente mais refinada que a do anterior. O conjunto consegue absorver os impactos da via com maciez, sem a moleza uma vez característica dos carros chineses, tampouco batidas secas no assoalho. A suspensão também consegue controlar a inclinação da carroceria, dando mais confiança ao motorista em curvas. A direção elétrica do SUV é ótima para fazer manobras na cidade e o volante oferece boa empunhadura, mas o nível de assistência em rodovias é demasiadamente anestesiado, o que prejudica a precisão da condução, sobretudo no centro de esterçamento. 

A principal arma do novo T50 ainda é o seu custo-benefício, como é costume dos chineses. De fato, a lista de equipamentos do modelo, especialmente da versão Pack 3, o deixa em clara vantagem sobre os rivais líderes do segmento. O presidente da marca faz questão de destacar as cinco câmeras de série do T50 nesta versão: quatro para entregar a visão 360º do carro ao estacionar e uma frontal, cujo propósito é gravar o percurso do proprietário como recurso de segurança em caso de acidente. No mais, há tudo aquilo que você espera de um carro de quase R$ 90 mil: controle de estabilidade, a já citada central multimídia, ar-condicionado automático e digital, controlador de velocidade, sensores de estacionamento, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de luz etc. (veja a lista completa ao final desta matéria).

CONCLUSÃO

O T50 é uma das apostas da JAC para manter o crescimento que vem anotando desde outubro do ano passado. Segundo Sergio Habib, presidente da JAC no Brasil, a marca obteve um acréscimo de 21,42% de participação no mercado entre janeiro e outubro de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Em números relativos ao mercado, isso significa um papel figurante de 0,17% num universo de mais de 20 marcas disputando terreno no Brasil. A meta para 2019, de acordo com o executivo, é vender 5.000 carros, sendo que o T50 CVT contribuiria com 1.000 unidades deste montante. 

As novas regras do Rota 2030, sancionado pelo presidente Michel Temer na abertura do Salão do Automóvel de 2018, que extinguem as cotas de importação e o super-IPI para importados, podem abrir caminho para um futuro mais promissor da JAC. Este horizonte se mostrou bastante nebuloso após a Kelley Blue Book Brasil noticiar em primeira mão que o Grupo SHC (que detém a JAC Motors) entrou com um pedido de recuperação judicial para sanar suas dívidas. Sobre isso, Habib se ateve à nota que a companhia publicou na ocasião e afirmou aos jornalistas do evento que fez isso "justamente para proteger a JAC Motors". "Nós fechamos toda a rede [de concessionárias da] Citroën e com isso eu estou protegendo toda a operação da JAC dos credores da Citroën. A JAC agora está totalmente protegida das dívidas passadas da empresa, esse é o processo", explicou. 

PREÇOS E VERSÕES

JAC T50 Pack 2: R$ 83.990:

•    ar-condicionado digital e automático;
•    vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central e retrovisores com acionamento elétrico e função one-touch para subir/descer os vidros;
•    alarme antifurto;
•    HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives; 
•    ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade; 
•    TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada;
•    sistema de freios com ABS, BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
•    banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
•    sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
•    abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
•    coluna de direção ajustável na altura;
•    computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
•    faróis com regulagem elétrica de altura;
•    banco traseiro bipartido 60/40;
•    banco do motorista com ajuste de altura;
•    bancos revestidos em couro ecológico;
•    cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
•    chave “smart”, que proporciona o fechamento remoto dos vidros;
•    faróis de neblina dianteiros e traseiro;
•    luzes de conversão estática (cornering lights);
•    rodas de liga leve aro 16;
•    volante multifuncional;
•    duas entradas USB;
•    tomada 12V no console central e no porta-malas;
•    direção com assistência elétrica e efeito progressivo.

JAC T50 Pack 3: R$ 87.990:

•    JAC Connect Front Camera (câmera frontal);
•    câmera de imagem panorâmica 360 graus;
•    câmera de ré;
•    rebatimento elétrico dos retrovisores;
•    função “follow me home”;
•    faróis com acendimento automático (sensor crepuscular);
•    luzes diurnas em LED;
•    rack no teto;
•    volante revestido em couro;
•    controlador de velocidade;
•    kit multimídia com mirror link, tela de 8 polegadas e espelhamento de sistemas Android e IOS.

FICHA TÉCNICA

Modelo JAC T50 CVT
Motor 1.6, 16V, DVVT, dianteiro, transversal, gasolina
Potência 138 cv a 6.000 rpm
Torque 17,1 a 4.000 rpm
Câmbio CVT
Tração 4x2
Freios (d/t) Discos / Discos
Suspensão (d/t) McPherson / eixo de torção
Dimensões (C/L/A) 4,34 m / 1,76 m / 1,64 m 
Entre-eixos 2,56 m
Peso 1.220 kg
Porta-malas 600 litros (até o teto)
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