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Primeira volta KBB™ - JAC e-JS4 aposta em espaço contra compactos elétricos

SUV médio tem 150 cv e 33,6 kgfm de torque e pode rodar até 420 km com uma recarga

A JAC Motors segue sua estratégia focada em veículos elétricos. A bola da vez é o e-JS4, que chega para substituir o IEV60. Assim como o antecessor, ele é baseado no T60. Com preço sugerido de R$ 249.900, o modelo aposta no tamanho e no custo-benefício perante outros rivais elétricos.

 Em termos de porte, o e-JS4 tem porte similar ao do Jeep Compass. São 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,66 m de altura. O entre-eixos é de 2,62 m, enquanto o porta-malas tem 520 litros, mas a divulgação da JAC considera o volume até o teto. De qualquer maneira, o SUV aproveita bem o espaço, garantindo conforto a quatro passageiros e não sacrificando tanto assim o quinto.

O modelo é impulsionado por um motor elétrico com 150 cv e 33,6 kgfm de torque. Os números podem não impressionar, mas garantem ao SUV chegar aos 100 km /h em 7,5 segundos e ter um desempenho bem agradável. O torque instantâneo ajuda a garantir segurança em ultrapassagens e favorece o uso na cidade.

A lista de equipamentos é robusta, são itens de série: ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, painel digital, central multimídia com tela tátil de 10,2 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista com regulagem elétrica de distância e câmera com visão em 360 graus.

No entanto, até mesmo em faixa de preços inferiores há modelos com itens como controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, frenagem de emergência e assistente de permanência em faixa, enquanto o e-JS4 não tem nenhum desses itens.

Na hora de carregar o motorista dificilmente encontrará um posto compatível, já que o JAC usa o padrão chinês. Para driblar esse problema, a empresa entrega junto um adaptador que garante a compatibilidade. A recarga leva 8 horas em tomada convencional, mas pode ser feita em uma hora com um carregador rápido.

A convivência com o modelo é boa. O acabamento é bem montado e traz uma interessante mistura de materiais, com boa parte do painel e das portas com detalhes em couro. A central multimídia ganhou compatibilidade com os protocolos Apple CarPlay e Android Auto depois de anos de teimosia da empresa, enquanto o painel digital facilita a leitura das informações.

Em termos de ergonomia, o e-JS4 é bem acertado, mas peca pela falta de porta-objetos, contando apenas com os porta-copos e um espaço na frente do seletor de marcha. A suspensão fica devendo um pouco mais de preparo, já que não filtra tão bem as imperfeições do asfalto e ainda transmite bastante os impactos para quem vai no banco traseiro.

Outra falha na dirigibilidade está no acerto da direção. Segundo a JAC, a direção do modelo vendido aqui é muito mais firme que do chinês, no entanto, em altas velocidades falta um pouco mais de progressividade.

Foco em comercial elétrico

Além do lançamento do e-JS4, a JAC aproveitou para mostrar sua gama de modelos 100% elétricos. E o grande foco da empresa não está nos carros de passeio ou no público em geral. A aposta da fabricante chinesa está em seus veículos comerciais.

A empresa oferece um caminhão de 8,5 toneladas, uma van, um VUC e uma picape. Com as empresas focando em redução da emissão de carbono, seja por pressão dos governos ou pelos pedidos de clientes, a JAC tem se destacado nesse segmento.

Até o fim do ano, segundo Sergio Habib, presidente da empresa, há expectativa de vender 400 unidades entre as opções comerciais. Para efeito de comparação, o e-JS4 tem previsão de apenas 50 unidades.

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