PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

7 segredos que um vendedor de carros nunca vai te contar

Comprar carro, especialmente usado, requer algumas cautelas e preparação prévia. Eis sete dicas que não pode esquecer.

Os vendedores de automóveis já não agem como antes. Sabem que, com a internet, os potenciais clientes estão, em geral, mais informados e têm acesso a diversas maneiras de comprar carros. Porém, o objetivo deles continua a ser o lucro. Se você não quiser ser aquele de cujo bolso esse lucro vai sair, leia atentamente nossa lista das coisas que os vendedores jamais te contariam.

 

1. Estar bem informado o coloca em vantagem

Saiba o máximo sobre o veículo que quer comprar: níveis de equipamento, motorizações etc. Isso lhe dará uma ideia sólida sobre o que deseja. Para isso, uma ferramenta eficiente é nosso Comparador KBB™. Se não se preparar, o vendedor poderá convencê-lo a comprar algo de que não necessita ou que não deseja. Saber quanto o modelo de que você gosta vale, seja ele novo ou usado, também permite que você negocie com conhecimento de causa. Use e abuse de nosso Indicador de Preço KBB™.

2. Quanto maior a pesquisa, maior a poupança

Os concessionários têm uma margem de lucro e preferem vê-la reduzida a perder uma venda. Obtenha propostas de diferentes vendedores e depois veja se algum está disposto a superar a melhor oferta. Faça isso até atingir um limite que nenhum deles esteja disposto a ultrapassar e conseguirá o melhor preço.

3. Entregar o carro usado na troca não é a melhor opção

As revendas conhecem o valor do seu carro e por quanto o podem revender, por isso vão lhe oferecer um valor mais baixo. É mais fácil entregar as chaves do carro na troca por um novo, mas isso pode fazer você perder muito dinheiro. Se tiver paciência, tente vender o seu carro primeiro. Descubra aqui quanto vale o seu carro usado.

4. Demonstrar muito interesse é uma tremenda cilada

A única coisa que um vendedor odeia mais do que cortar seu lucro é perder a venda. Se as negociações estão difíceis, diga ao vendedor que desiste e ficará surpreso com o quanto ele ainda pode baixar no preço.

5. Revelar minúcias do seu orçamento é pedir para ser esfolado

Quanto discutir o preço, em especial as condições de um eventual financiamento, quanto mais informações você der sobre as suas finanças, menos capacidade terá de negociar. Se lhes disser a quantia exata de que pode dispor para a entrada, por exemplo, o vendedor saberá exatamente até quanto pode ir. Tenha o cuidado de tentar abaixar o preço revelando o mínimo indispensável. Isso pode ajudá-lo a poupar algum dinheiro extra.

6. Financiamentos podem ser caros a longo prazo

Não é segredo nenhum que, quanto mais longo for o financiamento, mais juros você terá de pagar. E essa modalidade de pagamento pode até ser um bom modo de comprar um carro que de outra maneira seria impossível adquirir, mas cuidado. Além de os vendedores poderem alargar demais os prazos para tornar as prestações mensais atrativas, há no Brasil as chamadas "tabelas de retorno". Com elas, os vendedores recebem um percentual do valor do financiamento das entidades bancárias com quem você firmar o contrato. A prática é ilegal e proibida, o que, infelizmente, não quer dizer que ela não seja corriqueira. Pesquise todas as modalidades de financiamento, inclusive com seu banco e com cooperativas de crédito, para forçar o vendedor a lhe oferecer os juros mais baixos que ele puder. Provavelmente uma tabela de retorno baixo. Também não deixe de fazer as contas para ver se o preço final não excede em muito o que você teria de pagar à vista.

7. Os melhores negócios podem estar na internet

Existem milhares de carros à venda, por isso a melhor forma de os encontrar é por meio da internet. Antes de pesquisar nos classificados o que tem as melhores ofertas, lembre-se de saber exatamente qual é o preço que você deveria pagar pelo veículo em que está interessado. Trocando em miúdos, lembre-se de tudo que a KBB pode fazer por você. E por seu bolso.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro