PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

ABS - O que é, para que serve e como usar corretamente!

Obrigatório nos carros desde 2014, o ABS ainda é um ilustre desconhecido para muitos. Entenda tudo sobre ele bem aqui!

Em 2014, o governo brasileiro passou a exigir que todo carro vendido em nosso mercado tivesse dois airbags frontais e ABS. Mas não passou a exigir que as provas de auto-escola ensinassem a usar freios antitravamento. Nem lançou uma campanha de esclarecimento sobre como o sistema funciona. O que passamos a ter foram carros mais seguros que muito pouca gente sabe como realmente funcionam. Talvez você esteja entre as honrosas exceções. Se estiver, responda rápido: o que é o ABS? Para que ele serve? Como funciona? Se você gaguejou, recomendamos que prossiga na leitura de nosso artigo.

ABS é a sigla para Anti lock Braking System, ou sistema de freios antitravamento, em bom português. Ele atua por meio de uma bomba e de sensores que medem o tempo todo o movimento das rodas. Por meio de uma central eletrônica, ele consegue determinar se uma das rodas ficou completamente parada e liberar o freio respectivo. Tudo porque um carro com as rodas travadas continua a seguir em linha reta. Em outras palavras, se você travar os freios, perde o controle direcional do veículo, como mostra o diagrama abaixo.

ABS

O veículo de cima, com ABS, consegue frear e contornar o obstáculo. O de baixo, sem ABS, trava as rodas e, por mais que o motorista tente esterçar, segue em linha reta. E bate no obstáculo, que poderia ser um poste, um animal de grande porte ou uma pessoa. O principal objetivo do sistema é controle. Muita gente acha que ele diminui a distância de frenagem, mas essa é uma característica apenas das versões mais recentes do ABS. Rodas travadas podem até parar o carro em distâncias menores que as de um carro com ABS, mas os pneus ficarão quadrados. E será preciso substituí-los.

ABS

Para usar o sistema corretamente, o segredo é pisar firme no pedal do freio, continuar a pressioná-lo o máximo possível e esterçar o volante para desviar dos obstáculos. Os países de língua inglesa inclusive dizem que o segredo são 3 "S": Stop, Stomp e Steer, ou seja, frear, manter o pé no pedal e esterçar. A recomendação por manter o pé pressionando o pedal do freio se dá por uma característica do ABS: a vibração no pedal. É como se o pedal empurrasse de volta quem o pressiona, seguidas vezes. A reação normal de um motorista que não conhece o sistema é aliviar o pé. Tremendo erro: continue empurrando até parar o carro ou chegar à velocidade desejada. E desvie dos obstáculos sem receio de o carro não obedecer. Benefícios da tecnologia. Quem sabe como ela atua e o que pode fazer aproveita melhor os recursos que tem.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro