O Inmetro atualizou o seu Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) neste mês de março com a lista de 2020, incluindo os veículos que foram lançados até o começo deste ano. Com isso, o Chevrolet Onix Plus surgiu como o novo proprietário do título de carro flex mais ecônomico do país, excluindo modelos elétricos e híbridos. Modelos que foram lançados este ano, como novo Chevrolet Tracker (que também deve superar seus rivais na categoria), ainda não constam nesta lista de 2020 do PBEV.
A versão do Onix Plus que lhe rendeu este título foi a 1.0 manual, equipada com o novo motor de três cilindros aspirado (de 82 cv e 10,6 kgfm de torque). Segundo o Inmetro, ele tem um consumo energético de meros 1,34 MJ/km, que é a unidade de medida que interessa ao órgão governamental, pois é o que define, justamente, a eficiência do conjunto motriz do veículo. Com este consumo, ele é capaz de rodar 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l em rodovias com etanol, e 14,3 km/l e 17,7 km/l, respectivamente, com gasolina.
O desempenho deste Onix Plus foi tão surpreendente no teste que ele superou até mesmo rivais híbridos, com o primeiro carro híbrido flex do mundo, o Toyota Corolla. A versão híbrida do sedã médio obteve consumo energético de 1,38 MJ/km, com consumo de 10,9 km/l na cidade e 9,9 km/l em rodovias a etanol, e 16,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente, a gasolina.
Não foi só a versão aspirada do Onix Plus que se deu bem nos testes do Inmetro. Das 5 primeiras posições do ranking dos carros a combustão flex, o Onix aparece em 4 delas, todas com o selo de eficiência do Inmetro. Somente a versão hatch turbo do Onix que não recebeu o selo, devido ao seu desempenho levemente inferior ao restante da sua categoria (que é o que a entidade leva em conta na hora de atribuir o selo).
Entre todos os carros à venda no Brasil, quem encabeça a lista são os elétricos. São 6 modelos deste tipo no PBEV, sendo o primeiro o BMW i3, com 0,41 MJ/km de consumo energético. Os híbridos vêm na sequência, com destaque para outro BMW, desta vez o conversível i8 Roadster, que já está com seu futuro fadado à aposentadoria. Ele possui um consumo energético de 0,78 MJ/km.
Veja a lista dos carros mais econômicos à venda no Brasil, com Selo CONPET de Eficiência Energética, segundo o PBEV do Inmetro em 2020:
ETANOL | GASOLINA | ||||||
MODELO | CONSUMO ENERGÉTICO (MJ/KM) | CIDADE (KM/L) | ESTRADA (KM/L) | CIDADE (KM/L) | ESTRADA (KM/L) | NOTA NA CATEGORIA | NOTA GERAL |
BMW i3 | 0,41 | A | A | ||||
Caoa Chery Arrizo5e | 0,55 | A | A | ||||
JAC IEV40 | 0,56 | A | A | ||||
Nissan LEAF | 0,58 | A | A | ||||
Renault Zoe | 0,65 | A | A | ||||
Jaguar I-Pace | 0,72 | A | A | ||||
BMW i8 Roadster 1.5 AT | 0,78 | 24,2 | 27,2 | A | A | ||
BMW 530e 2.0 AT | 0,85 | 22 | 26,4 | A | A | ||
Volvo XC40 T5 Momentum 1.5 DCT | 0,85 | 24,5 | 22,3 | A | A | ||
Mini Countryman ALL4 SE Hybrid 1.5 AT | 0,88 | 22,3 | 23,6 | A | A | ||
Volvo S90 T8 Híbrido 2.0 AT | 0,88 | 21,3 | 25,6 | A | A | ||
BMW 745Le 3.0 AT | 0,88 | 21,8 | 24,6 | A | A | ||
Volvo S60 T8 Híbrido 2.0 AT | 0,91 | 21,9 | 22,5 | A | A | ||
BMW X5 xDrive45e 3.0 AT | 0,98 | 20,6 | 21,3 | A | A | ||
Porsche Panamera 4EHEX 2.9 AT | 1,03 | 19,2 | 21,3 | A | A | ||
Volvo XC60 T8 Inscription 2.0 AT | 1,05 | 19,2 | 20 | A | A | ||
Porsche Panamera TSEHE 4.0 AT | 1,08 | 18,4 | 20,3 | A | A | ||
Toyota Prius | 1,15 | 18,9 | 17 | A | A | ||
Volvo XC90 T8 Momentum 2.0 AT | 1,3 | 15,5 | 17,4 | A | A | ||
Land Rover Range Rover Sport PHEV404 HSE 2.0 AT | 1,3 | 16,3 | 16 | A | A | ||
Land Rover Range Rover Vogue SE PHEV 2.0 AT | 1,3 | 16,3 | 16 | A | A | ||
Ford Fusion Hybrid 2.0 CVT | 1,31 | 16,8 | 15,1 | A | A | ||
Chevrolet Onix Plus LT 1.0 MT | 1,34 | 10,1 | 12,5 | 14,3 | 17,7 | A | A |
Lexus UX250H 2.0 CVt | 1,34 | 16,7 | 14,7 | A | A | ||
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 CVT | 1,38 | 10,9 | 9,9 | 16,3 | 14,5 | A | A |
Renault Kwid Life 1.0 MT | 1,39 | 10,3 | 10,8 | 14,9 | 15,6 | A | A |
Chevrolet Onix 1.0 MT | 1,4 | 9,9 | 11,7 | 13,9 | 16,7 | A | A |
Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo MT | 1,41 | 9,6 | 12,2 | 13,7 | 17 | A | A |
Fiat Mobi Drive 1.0 MT | 1,43 | 9,7 | 11,5 | 13,8 | 16,4 | A | A |
VW up! TSI 1.0 MT | 1,44 | 9,6 | 11,1 | 14,1 | 16 | A | A |
Peugeot 208 Active 1.2 MT | 1,46 | 9,6 | 10,7 | 13,9 | 15,5 | A | A |
Fiat Argo Drive S&S 1.0 MT | 1,48 | 9,8 | 10,3 | 14,2 | 14,5 | A | A |
Ford Ka hatch S 1.0 MT | 1,49 | 9,3 | 10,8 | 13,3 | 15,6 | A | B |
Ford Ka Sedan SE 1.0 MT | 1,49 | 9,3 | 10,8 | 13,3 | 15,6 | A | B |
Fiat Cronos Drive S&S 1.3 GSR | 1,5 | 9,3 | 11,1 | 13 | 15,6 | A | B |
Renault Logan Authentique 1.0 MT | 1,5 | 9,4 | 10,2 | 14 | 14,9 | A | B |
Fiat Argo Drive S&S 1.3 MT | 1,51 | 9,4 | 10,5 | 13,4 | 15 | A | B |
Renault Sandero Authentique 1.0 MT | 1,52 | 9,5 | 9,6 | 14,2 | 14,1 | A | B |
VW Voyage 1.0 MT | 1,52 | 8,9 | 10,6 | 13,4 | 15,6 | A | B |
Fiat Uno Way 1.3 MT | 1,52 | 9,3 | 11 | 13 | 15 | A | B |
Citroen C3 1.2 MT | 1,53 | 9,3 | 10,1 | 13,2 | 14,8 | A | B |
Nissan March S 1.0 MT | 1,57 | 8,8 | 10,4 | 12,9 | 15 | A | B |
Hyundai HB20 Sense 1.0 MT | 1,57 | 9,1 | 10,1 | 12,8 | 14,6 | A | B |
Toyota Rav4 SX Hybrid 2.5 CVT | 1,57 | 14,3 | 12,8 | A | B | ||
Chevrolet Joy 1.0 MT | 1,58 | 8,8 | 10,3 | 12,8 | 14,7 | A | B |
Mercedes-Benz A 200 Sedan DCT7 | 1,65 | 11,8 | 15,1 | A | B | ||
Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT | 1,68 | 11,8 | 14,4 | A | B | ||
Mini Cooper S 2.0 DCT | 1,68 | 11,9 | 14,4 | A | B | ||
Audi A3 Sedan Prestige 1.4 turbo | 1,72 | 7,8 | 9,9 | 11,7 | 14,2 | A | B |
Toyota Corolla Xei 2.0 CVT | 1,73 | 8 | 9,7 | 11,6 | 13,9 | A | B |
Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo AT | 1,75 | 7,8 | 9,8 | 11,3 | 14 | A | B |
Fiat Strada Working CS 1.4 MT | 1,75 | 8,1 | 9,3 | 11,5 | 13,5 | A | B |
Audi A4 Prestige 2.0 DCT | 1,77 | 11 | 14,3 | A | B | ||
Suzuki S-Cross 4Style All Grip 1.4 AT | 1,77 | 11,5 | 13,3 | A | B | ||
Honda Civic Si 1.5 Turbo MT | 1,78 | 11,2 | 13,7 | A | B | ||
Chevrolet Cruze Sport6 LT 1.4 Turbo AT | 1,8 | 7,6 | 9,4 | 11,1 | 13,5 | A | B |
Audi A5 Sportback Prestige 2.0 DCT | 1,81 | 11 | 13,4 | A | B | ||
Lexus NX300H 2.5 CVT | 1,81 | 12,6 | 11,1 | A | B | ||
VW Jetta Comfortline 1.4 TSI AT | 1,81 | 7,4 | 9,6 | 10,9 | 14 | A | B |