O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), divulgou a tabela atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) com os dados de consumo e eficiência energética dos automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil. Os hatches e sedãs compactos continuam sendo os destaques entre os modelos não-híbridos, conforme a lista abaixo.
O Renault Kwid manteve a primeira posição entre os carros flex. As mudanças promovidas na reestilização lançada em 2022 contribuíram para a eficiência do motor 1.0 de três cilindros, que recebeu sistema start-stop e uma nova central eletrônica. O subcompacto atingiu média superior a 15 km/l na cidade com gasolina, de acordo com as medições do Inmetro.
O Chevrolet Onix Plus equipado com o motor 1.0 aspirado e câmbio manual de seis marchas foi outro modelo que se manteve em destaque, com média de 17,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. O sedã compacto subiu uma posição em relação ao ranking divulgado em 2023.
A lista divulgada pelo Inmetro utiliza a medida megajoules por quilômetro (MJ/km), ou consumo energético, que é o valor de energia que o automóvel consome para se mover. Quanto menor esse número, mais eficiente é o veículo.
Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023 (Inmetro)
1 – Renault Kwid 1.0 MT5 (1,36 MJ/km)
Cidade etanol: 10,8 km/l
Estrada etanol: 11 km/l
Cidade gasolina: 15,3 km/l
Estrada gasolina: 15,7 km/l
Consumo energético: 1,36 MJ/km
2 – Chevrolet Onix Plus LT 1.0 MT6 (1,42 MJ/km)
Cidade etanol: 9,3 km/l
Estrada etanol: 12 km/l
Cidade gasolina: 13,5 km/l
Estrada gasolina: 17,4 km/l
Consumo energético: 1,42 MJ/km
3 – Chevrolet Onix 1.0 MT6 (1,46 MJ/km)
Cidade etanol: 9,3 km/l
Estrada etanol: 11,4 km/l
Cidade gasolina: 13,3 km/l
Estrada gasolina: 16,5 km/l
Consumo energético: 1,46 MJ/km
4 - Peugeot 208 1.0 MT5 (1,47 MJ/km)
Cidade etanol: 9,6 km/l
Estrada etanol: 11,1 km/l
Cidade gasolina: 13,3 km/l
Estrada gasolina: 15,8 km/l
Consumo energético: 1,47 MJ/km
5 – Fiat Cronos Drive 1.0 MT5 (1,47 MJ/km)
Cidade etanol: 9,8 km/l
Estrada etanol: 11 km/l
Cidade gasolina: 13,4 km/l
Estrada gasolina: 15,6 km/l
Consumo energético: 1,47 MJ/km
6 – Renault Stepway 1.0 MT5 (1,48 MJ/km)
Cidade etanol: 10 km/l
Estrada etanol: 10,2 km/l
Cidade gasolina: 13,9 km/l
Estrada gasolina: 14,7 km/l
Consumo energético: 1,48 MJ/km
7 – VW Polo 1.0 TSI MT5 (1,48 MJ/km)
Cidade etanol: 9,3 km/l
Estrada etanol: 10,5 km/l
Cidade gasolina: 13,5 km/l
Estrada gasolina: 15 km/l
Consumo energético: 1,48 MJ/km
8 – Fiat Mobi 1.0 MT5 (1,50 MJ/km)
Cidade etanol: 9,6 km/l
Estrada etanol: 10,4 km/l
Cidade gasolina: 13,5 km/l
Estrada gasolina: 15 km/l
Consumo energético: 1,50 MJ/km
9 – Hyundai HB20 1.0 MT5 (1,51 MJ/km)
Cidade etanol: 9,6 km/l
Estrada etanol: 10,4 km/l
Cidade gasolina: 13,5 km/l
Estrada gasolina: 14,6 km/l
Consumo energético: 1,51 MJ/km
10 – VW Polo MPI 1.0 MT5 (1,51 MJ/km)
Cidade etanol: 9,3 km/l
Estrada etanol: 10,5 km/l
Cidade gasolina: 13,5 km/l
Estrada gasolina: 15 km/l
Consumo energético: 1,51 MJ/km