PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Ariel Atom 4 nasce com motor turbo do Honda Civic Type R

Nova geração de um dos carros mais divertidos do mundo traz mudanças em carroceria, freios, suspensão e direção

Talvez você nunca tenha ouvido falar neste carro, mas deveria. O Ariel Atom daria ou orgulho ou inveja em Colin Chapman, fundador da Lotus, que tinha como mote o seguinte: "Simplifique, depois adicione leveza". Pois o Ariel Atom fez exatamente isso. Ele é tão simples que nem tem paineis de carroceria, só o belo chassi à mostra. E impressionou os críticos mais críticos do meio automotivo. Pois o Ariel Atom 4, que pode ser considerado uma nova geração do modelo, aperfeiçoou quase tudo que o carro sempre teve. Inclusive com a adoção do motor do novo Honda Civic Type R.

Ainda que tenha estilo muito parecido com o dos demais Atom, o Atom 4 pode ser considerado a segunda geração do modelo. Sua "carroceria" agora tem tubos de diâmetro maior e traz melhoramentos aerodinâmicos. "O Atom 4 representa a maior mudança no carro desde seu lançamento, em 1999. Ele é inteiramente novo. Na verdade, apenas três componentes vieram do último Atom: os pedais da embreagem e dos freios e a tampa do tanque de combustível", disse Simon Saunders, diretor da Ariel. A empresa pretende fabricar apenas 100 unidades por ano, o que criará filas imensas pelo novo modelo. Sempre seguindo as especificações do comprador, o que talvez não crie um Atom 4 igual ao outro.

Na essência, o Ariel continua incrivelmente rápido. No vídeo mais famoso a trazê-lo, Jeremy Clarkson, em 2014, diz que nunca dirigiu nada tão rápido. E o motor do Civic Type R, com compressor mecânico, entregava 300 cv  e um tempo de 0 a 97 km/h em 2,9 segundos. O novo, que já vem turbinado de fábrica e com 320 cv, permite que o Atom 4 acelere de 0 a 97 km/h em 2,8 s.

Com 595 kg, o Ariel Atom 4 tem 3,52 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,12 de altura e um entre-eixos de apenas 2,39. Com apenas 2 lugares, é mais do que suficiente para oferecer um bom espaço a motorista e passageiro. A carroceria continua com sua estrutura à mostra e sem para-brisa, o que exige uso de óculos ou mesmo de um capacete para dirigir, o que é mais indicado, considerando que pedras projetadas por veículos rodando à frente do Atom 4 podem machucar bastante.

Com controle de tração e assistente de arrancada, o Atom 4 custará £ 39.975 incluindo impostos no Reino Unido. Sem eles, o carro será vendido por £ 33.312. E poderá ser vendido em toda a Europa e também na Austrália, lugares onde ele poderá rodar emplacado. Para quem gosta de dirigir e tem o suficiente para comprar um carro como o Atom 4, ele é uma "obra incrível de engenharia", como Jeremy Clarkson já o descreveu. A produção começa no final deste ano e as primeiras entregas, no primeiro trimestre de 2019.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro