PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Audi A8 literalmente "levanta a guarda" para se proteger de impactos laterais

Sistema Pre Sense Side se antecipa a batidas na lateral e eleva o carro para minimizar danos aos passageiros

Quando se fala em segurança automotiva, existe a divisão entre segurança ativa, que tenta evitar os acidentes, e passiva, que minimiza os efeitos de uma batida. Ainda que não exista dúvida quanto à categoria em que se encaixa o sistema Pre Sense Side, adotado pela Audi no A8, ele minimiza pancadas laterais ativamente. Faz isso com a ajuda de sensores e da suspensão pneumática do sedã para tomar uma série de medidas preventivas para impactos de até 60 km/h. Entre elas, elevar o carro em até 80 mm (8 cm) para proteger as partes mais vulneráveis dos ocupantes (tórax e cabeça) e colocar uma parte mais resistente do veículo para absorver o impacto. Em termos muito simplificados, ele "levanta a guarda" do A8.

 

Com os sensores ativados em cruzamentos, o A8 verifica se há o perigo de algum carro se chocar com sua lateral. Impactos a menos de 25 km/h não acionam o sistema. Se o carro descuidado passar dessa velocidade, o A8 começa a tensionar os cintos de segurança, otimizar a posição dos bancos, fechar vidros e teto solar e acionar o pisca alerta. Além, é lógico, de levantar a carroceria onde o impacto estiver para acontecer. Confira abaixo como o sistema atua para proteger os ocupantes.

A altura da elevação e a velocidade máxima do impacto previstos pelo sistema provavelmente se devem também a elementos de segurança. Se a velocidade for mais alta, uma elevação acima de 8 cm talvez pudesse fazer com que o carro capotasse. 

Enquanto isso, no Brasil, até as barras laterais são retiradas dos veículos feitos aqui para economizar... Sorte de quem pode comprar modelos com o nível de segurança oferecido pelo A8. Ainda que, por essas bandas, ele certamente também tenha de vir blindado.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro