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Por que carros blindados usados são mais baratos que os originais? Veja dicas para fazer uma boa compra

Maior custo de manutenção é a principal causa da desvalorização desse tipo de veículo

Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar anúncios de carros blindados, geralmente de marcas de luxo, sendo vendidos por preços abaixo do valor médio do mercado. Você sabe por que esses veículos são mais baratos que os modelos originais?

Maior custo de manutenção é o grande vilão dos blindados

O alto custo de manutenção é o principal culpado pela depreciação dos preços dos carros blindados em comparação com os modelos sem a proteção balística, pois os proprietários terão gastos extras para manter o veículo em boas condições de uso. Mas se você está pensando em comprar um blindado, faça as contas para saber se o desconto no preço do carro vai compensar a despesa extra com a manutenção.

A manutenção de um blindado é mais complexa que a de um carro convencional pelo fato de o processo de instalação da proteção exigir a desmontagem de praticamente todo o veículo para que sejam feitas adaptações na carroceria. Os vidros originais são substituídos por outros mais grossos e mais pesados.

O resultado é um considerável acréscimo de peso na estrutura do veículo, que acelera o desgaste de diversos componentes. Para se ter uma ideia, a blindagem de um sedã médio acrescenta aproximadamente 180 kg ao carro.

Suspensão e freios são os mais afetados pela blindagem

Os conjuntos de freios e suspensão são os mais prejudicados, uma vez que o projeto original do veículo não prevê o peso extra da blindagem, aumentando a frequência de manutenção e de troca de peças.

Existe também o risco de delaminação dos vidros blindados mais antigos. Isso acontece quando as camadas de policarbonato ou vidro se descolam umas das outras. Esse processo provoca bolhas, perda de transparência e comprometimento da capacidade de proteção contra os disparos de armas de fogo. E a substituição dos vidros danificados geralmente é cara – chegando a custar praticamente o preço do carro se ele estiver muito desvalorizado.

Considerando que um carro de passeio tem capacidade de carga de 400 kg (com a soma dos pesos de passageiros, bagagem, combustível e fluidos), em média, o peso da proteção também influencia bastante no consumo e no desempenho. Quanto mais pesado o carro, mais combustível vai consumir para precisar se locomover.

Contudo, modelos equipados com motores mais potentes não têm o desempenho tão prejudicado pelo peso adicional.

Como a segurança dos ocupantes é o principal fator para quem busca um carro blindado, é preciso ter em mente que o veículo não terá o mesmo desempenho, consumo e comportamento dinâmico de um modelo semelhante sem a proteção balística.

Brasil tem uma das maiores frotas de blindados no mundo

De acordo com a estimativa da Associação Brasileira dos Blindadores Veiculares (Abrablin), no Brasil há quase 300 mil veículos blindados.

A blindagem Nível III-A é praticamente o padrão do mercado (suporta disparos de projéteis de calibres 9mm e .44). Esse é o nível máximo de proteção permitido pelo Exército Brasileiro aos usuários civis.

Dicas para a compra de um carro blindado usado

Documentação não precisa mais de autorização do Exército

Antes de procurar por um blindado usado, é preciso ficar atento à documentação. Com a Lei 14.071/2020, o processo ficou mais simples. Agora, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não exige mais o documento ou autorização para a realização de registro ou licenciamento. Além disso, a legislação excluiu a necessidade de autorização do Exército Brasileiro para a blindagem de veículos.

Entretanto, segue válida a exigência do Certificado de Segurança Veicular (CSV) e da inspeção, feita por órgão ou entidade de metrologia legal, para a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Verifique se o serviço foi feito por blindadora ativa

Esse detalhe é importante, pois a blindagem de muitos carros mais antigos em circulação foi feita por empresas que não estão mais em atividade. Isso pode trazer problemas em eventual necessidade de manutenção, como a troca de um vidro delaminado, por exemplo.

Confira se a blindagem está em boas condições

Faça uma inspeção no veículo, com atenção especial para o estado dos vidros, que podem apresentar a chamada delaminação, que é o desprendimento de uma ou mais camadas que compõem a peça, com formação de bolhas de ar. A delaminação não significa necessariamente que o vidro está comprometido, mas o ideal é que um especialista avalie a extensão do dano - capaz de prejudicar a proteção balística e a visibilidade do motorista.

Se um ou mais vidros estiverem em más condições, o indicado é substituí-los. Existem serviços de recuperação por autoclave, com valores mais acessíveis e que utilizam calor e vácuo. Porém, há o risco de a peça trincar e ser condenada. Também verifique se os vidros estão bem encaixados nos trilhos das janelas.

Verifique o estado dos acabamentos internos e da suspensão

Para receber a blindagem, o veículo precisa ser desmontado por dentro, de forma que a empresa instale a proteção balística sob a lataria. A proteção é feita predominantemente de manta de aramida, mas algumas partes da cabine recebem a aplicação de aço. Portanto, tenha atenção especial com os encaixes dos painéis das portas, painel e outros revestimentos, em busca de folgas e eventuais ruídos.

Verifique também a condição das suspensões, que são mais exigidas por conta do peso extra da blindagem. A proteção acrescenta, em média, entre 120 kg e 200 kg, de acordo com o modelo.

Um teste-drive pode ajudar a descobrir barulhos de peças de acabamento mal encaixadas e se componentes dos freios e da suspensão estão condenados.

Confira as garantias

As blindadoras, em geral, oferecem de três a cinco anos de garantia para o serviço de proteção balística, portanto, verifique se o blindado que você pretende adquirir ainda tem a cobertura. Além disso, por lei, o veículo usado adquirido de estabelecimento comercial, seja blindado ou não, deve ser vendido com garantia de 90 dias.

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