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Carros entre R$ 90 mil e R$ 150 mil: veja quem mais e menos depreciou

Estudo da KBB analisou qual versão perdeu mais valor em um ano dentro da faixa de preço entre R$ 90 mil e R$ 150 mil

Cada vez mais focados em investimentos, os brasileiros procuram pesquisar melhor na hora de adquirir um carro, levando em consideração o retorno da aplicação.  Quando o valor do veículo é maior, esse comportamento pesa mais ainda. Por isso, de olho no mercado de automóveis que custam entre R$ 90 mil e R$ 150 mil, a KBB Brasil, referência em precificação de carros novos e usados, realizou um levantamento apontando quais modelos dessa faixa de preço mais e menos depreciam após o primeiro ano de uso.

Para esta análise, a KBB considerou os valores de mercado das versões 0km comercializadas em abril de 2018, comparados com os preços encontrados no mercado brasileiro atualmente. Como resultado, pode-se perceber que as picapes e os sedãs são maioria nos rankings.

Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo 0 Km com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste levantamento, foi aplicado o conceito de depreciação.

MENOS DEPRECIADOS 

Dentre as versões perderam menos valor após o primeiro ano de uso, a alemã Volkswagen trouxe uma curiosidade que a colocou no topo do pódio com a Amarok picape 2P CS S 2.0 TDI Mecânico, com uma taxa de valorização de 1,74% na versão usada. Ou seja, há 12 meses, a versão podia ser encontrada por R$ 110.000 e, atualmente, o mesmo veículo 0Km seria vendido por R$ 111.909. 

Esse comportamento fora do padrão, em que o preço de um carro usado hoje é maior que o de um 0Km há um ano atrás, pode ocorrer por diversos fatores, como, por exemplo, o valor da versão 0km de um determinado veículo ter sofrido forte alta, o que consequentemente é refletido no valor do veículo usado, deixando-o mais caro do que o 0km vendido um ano antes.  

Por outro lado, falando de fato sobre depreciação, é possível notar neste levantamento que 90% dos modelos que menos depreciam são parte dos catálogos de marcas japonesas. A Mitsubishi aparece em segundo lugar no ranking, com a L200 Pickup 4P TRITON GL 4X4, com queda de 2,05% de seu valor original no período. Suzuki, Toyota, Honda também compõem o levantamento com os veículos que menos depreciam. 

Para saber mais sobre os veículos entre R$ 90 mil e R$ 150 mil que menos depreciam em um ano de uso, confira a tabela abaixo:

VEÍCULO/VERSÃO MODELO 2019 - 0 KM MODELO 2019 - USADO DEPRECIAÇÃO - 1º ANO
VOLKSWAGEN AMAROK Pickup 2P CS S 2.0 TDI Mecânico R$ 110.000 R$ 111.909 1,74%
MITSUBISHI L-200 Pickup 4P CD TRITON GL 4X4 3.2 16V TB-IC MT Mecânico R$ 98.000 R$ 95.990 -2,05%
SUZUKI VITARA SUV/Crossover 4P 4SPORT 4X4 1.4 16V TB AT Automático R$ 112.000 R$ 109.226 -2,48%
SUZUKI VITARA SUV/Crossover 4P 4SPORT 4X2 1.4 16V TB AT Automático R$ 108.000 R$ 104.018 -3,69%
MITSUBISHI L-200 Pickup 4P CD TRITON OUTDOOR 4X4 3.2 16V TB-IC AT  R$ 134.000 R$ 128.028 -4,46%
TOYOTA HILUX Pickup 4P CD SRV 4X4 2.7 16V AT6 FLEX Automático R$ 135.100 R$ 128.477 -4,90%
HONDA CIVIC Sedan 4P TOURING 1.5 TB CVT Automático R$ 124.900 R$ 118.278 -5,30%
TOYOTA HILUX Pickup 2P CS 2.8 TB Mecânico R$ 122.900 R$ 116.118 -5,52%
HONDA CIVIC Sedan 4P EX 2.0 16V CVT FLEX Automático R$ 99.900 R$ 94.370 -5,54%
HONDA CIVIC Sedan 4P SPORT 2.0 16V CVT FLEX Automático R$ 96.400 R$ 91.053 -5,55%

MAIS DEPRECIADOS

Quando tratamos das versões que mais perderam valor, nenhuma marca japonesa marcou presença, deixando lugar para nomes conhecidos, como Ford, Volvo, Fiat, Chevrolet e Citroën.

O grande campeão de desvalorização dessa categoria foi o famoso Ford Focus, com a versão Sedan 4P FASTBACK TITANIUM 2.0, alcançando o índice de 25,63% em depreciação após o primeiro ano de uso. Em segundo lugar, o VOLVO, V40 Hatchback 4P KINETIC T4 Drive-E 2.0 TB AT Automático quase chegou perto do Focus, com um índice de depreciação de 24,94%. Ele é seguido pela FIAT TORO Pickup 4P FREEDOM 1.8, com uma redução de 23,80% do seu valor após um ano.

Para saber mais sobre os veículos entre R$ 90 mil e R$ 150 mil que menos depreciam, confira a tabela abaixo:

VEÍCULO/VERSÃO MODELO 2019 - 0 KM MODELO 0 KM - USADO DEPRECIAÇÃO - 1º ANO
FORD FOCUS Sedan FASTBACK TITANIUM 2.0 16V FLEX AT R$ 100.000 R$ 74.367 -25,63%
VOLVO V40 Hatchback 4P KINETIC T4 Drive-E 2.0 TB AT Automático R$ 137.950 R$ 103.544 -24,94%
FIAT TORO Pickup 4P FREEDOM 1.8 16V FLEX Automático R$ 102.990 R$ 78.479 -23,80%
FORD FOCUS Sedan 4P FASTBACK TITANIUM PLUS 2.0 16V POWERSHIFT FLEX AT R$ 104.600 R$ 79.878 -23,63%
CHEVROLET S-10 Pickup 2P CS LS 2.8 TDI Mecânico R$ 119.840 R$ 92.683 -22,66%
FIAT TORO Pickup 4P VOLCANO 2.0 16V TDI Automático R$ 142.990 R$ 110.662 -22,61%
CITROEN C4 LOUNGE Sedan 4P EXCLUSIVE 1.6 THP FLEX Automático R$ 99.790 R$ 78.050 -21,79%
FORD FOCUS Hatchback 4P TITANIUM PLUS 2.0 16V POWERSHIFT FLEX AT R$ 102.900 R$ 80.491 -21,78%
FIAT TORO Pickup 4P FREEDOM 2.0 16V TDI Automático R$ 131.590 R$ 104.295 -20,74%
CITROEN C4 LOUNGE Sedan 4P TENDANCE 1.6 THP FLEX AT R$ 90.290 R$ 71.826 -20,45%

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive
A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.

A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.

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