PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

CNH-e, a carteira de motorista digital, começa a funcionar em Goiás

Projeto piloto permitirá testar o novo documento digital, que deve ser implantado em todo o país até fevereiro de 2018

O Ministério das Cidades iniciou nesta terça (10) a emissão da chamada CNH-e, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, em um programa piloto limitado ao Estado de Goiás. Todos os donos de carteiras de motorista com QR Code, do modelo mais recente, poderão utilizar o novo serviço. A ideia é facilitar a vida dos motoristas, já que o aplicativo terá a mesma validade que a CNH em papel. Mas não só isso: com a CNH automatizada, a suspensão ou cassação da CNH fica também muito mais fácil.

Confira no vídeo abaixo como ela funcionará:

Os interessados em ter a CNH-e deverão, antes de tudo, se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. Cuidado porque o site, apesar de governamental, parece ter sido invadido, já que os navegadores apontam que ele está com seu certificado de segurança vencido. Depois disso, é preciso ir ao Detran para confirmar seus dados ou comprar um certificado digital para não ter de passar por essa burocracia. Na sequência, baixe o programa para smartphone, disponível tanto para celulares Apple quanto Android. Eles serão acessados por meio de um código de ativação que os Detrans enviarão por e-mail. Crie, então, sua senha de 4 dígitos para acessar o documento.

CNH-e

O processo não é lá dos mais práticos. E também poderá ter custos. Em Goiás, neste primeiro momento, ele não terá custos, mas o governo daquele Estado pretende passar a cobrar R$ 10 a partir de 2018. A estimativa do Ministério das Cidades é que a CNH-e estará disponível no Brasil inteiro a partir de fevereiro do ano que vem. Cada Detran será responsável por determinar o valor do serviço e cobrar suas próprias tarifas. Se você está interessado no documento digital, torça para o Detran de seu Estado querer popularizá-lo.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro