PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Como é a nova placa de veículos do Brasil?

Padrão Mercosul sofreu algumas alterações desde quando foi anunciada

Desde o último dia 31 de janeiro, a placa com padrão Mercosul começou a valer em todo o território brasileiro. O novo padrão substituiu a antiga placa cinza, no entanto, neste momento, não são todos os carros que precisam instalar a nova placa. 

O novo modelo será obrigatória neste momento para novos emplacamentos. Se tratando de veículos já emplacados, só será necessária a mudanças se as atuais forem furtadas, danificadas ou se o veículo mudar de categoria (passar a ser táxi, por exemplo). Por fim, caso o motorista resolva transferir o veículo para outro estado ou município, também terá que trocar as placas. 

No entanto, o proprietário que desejar poderá trocar voluntariamente. Nesse caso, o segundo caractere numérico do modelo anterior será substituído automaticamente por uma letra. Caso o lacre da antiga placa se rompa, ela será considerada danificada e será trocada pelas novas. 

Lembre-se, não há um preço padrão para as novas placas. No entanto, o Detran pode determinar um valor máximo a ser praticado pelas empresas que fazem as placas. Em São Paulo, por exemplo, o valor máximo é de R$ 138,24, portanto, mesmo valor da placa antiga. 

Vale lembrar que a placa passou por diversas mudanças desde que foi anunciada, perdendo a faixa holográfica, a inscrição com efeito difrativo, as ondas sinusoidais, o lacre de segurança e o domicílio de registro. 

Confira como é a nova placa em detalhes:

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro