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Veja como fazer um anúncio de carro na web (e vender mais rápido)

A KBB Brasil dá dicas de como montar o melhor anúncio em sites de classificados de carros

Existem mais de cem milhões de brasileiros e brasileiras acessando a internet atualmente. Neste universo todo, 70% deles com mais de 18 anos mostram interesse em comprar um carro e, destes, 95% pesquisam online antes de fechar algum negócio. Portanto, a internet parece ser o lugar certo para você anunciar o seu carro usado. A KBB Brasil já ajudou você a vender o seu carro usado, dando dicas em todas as etapas do processo, mas neste artigo vamos focar na etapa da elaboração do melhor anúncio possível em site de classificados de carros, para que você consiga atrair compradores mais rapidamente. 

Para fazer um anúncio caprichado na internet, você deverá se preocupar com os seguintes passos que vamos discorrer aqui:

  • Escolher um portal de anúncios
  • Descrição do anúncio
  • Como tirar as melhores fotos
  • Qual preço pedir pelo seu carro
  • Atender os interessados

 

  • Escolher um portal de anúncios

Apesar dos números mostrarem que a internet é o lugar ideal para você atingir o maior número de pessoas possível para vender seu carro, é importante escolher o portal de classificados ideal, cujo alcance tome máximo proveito dos possiveis consumidores espalhados por aí na rede. O iCarros, portal de anúncios parceiro da KBB Brasil, é um que pode atender bem a sua expectativa na hora de anunciar seu carro, pois sua abrangência é de mais de 20 milhões de potenciais compradores. 

  • Descrição do anúncio 

Depois das fotos, esta é a parte mais importante do seu anúncio. É onde você terá que utilizar da melhor forma possível o espaço dedicado às informações sobre o seu carro. A ideia é ser objetivo, sem deixar de lado detalhes ou peculiaridades importantes sobre o seu veículo. Dentre os dados básicos, que não podem faltar de jeito nenhum na descrição, estão: marca e modelo do carro, versão, ano/modelo, "cilindrada" do motor (1.0, 1.6, etc.), tipo de combustível, cor, tipo de carroceria, número de portas e quilometragem. Todos estes itens podem ser resolvidos assim: 

"Honda Fit LX 2010/2011; 1.4 flex; cinza; monovolume, 5 portas; 70.000 km" 

A segunda parte da descrição deve ser dedicada aos equipamentos de série do carro (ar-condicionado, retrovisores elétricos, desembaçador traseiro, vidros elétricos, travas elétricas, etc.). Liste todos os itens de série e os acessórios que você pode ter colocado, de preferência os da concessionária (sensor de estacionamento, central multimídia, câmera de ré, etc.). Caso você tenha instalado equipamentos fora da concessionária ou daquilo que a marca oferece de fábrica, o ideal seria retornar seu carro à condição mais próxima da original para valorizar seu patrimônio, uma vez que personalizações de gosto muito específico podem comprometer o preço do seu carro (como rodas maiores do que as recomendadas, spoilers, saias, sistema de escapamento preparado, etc.). 

A KBB Brasil pode te ajudar a definir o preço do seu carro

Por fim, informe qual é a condição legal do veículo (se há débitos junto ao Detran ou parcelas de financiamento a serem quitadas), se as revisões foram feitas em concessionárias ou oficinas independentes (neste caso, reforce que você tem todos os recibos e comprovantes) e aproveite o espaço restante para dar um breve depoimento sobre a sua experiência com o carro. Você pode dizer a rotina de uso, se o utilizou majoritariamente na cidade (entre casa e trabalho) ou em estradas, qual é o estado da pintura e da conservação da cabine, se você é fumante, mas higienizou o sistema de climatização do carro, enfim, qualquer informação que ajude o interessado a ter uma ideia melhor sobre o seu automóvel. 

  • Como tirar as melhores fotos

Pesquisas mostram que quanto mais fotos do seu carro e mais diversas elas forem aumentam as chances do seu anúncio se destacar em relação aos demais. Logo, use quantas fotos forem permitidas no seu anúncio para você mostrar o seu carro em detalhes. Alguns ângulos são essenciais para você mostrar bem o seu carro, como ele em 3/4 de frente (conforme o exemplo aí embaixo), 3/4 de traseira e uma do painel, de preferencia enquadrando todo o painel na foto, algo que você pode fazer tirando a foto do banco de trás do carro. Fotos do motor, dos bancos (da frente e atrás), porta-malas e rodas também são muito bem-vindas para dar um panorama geral sobre o seu carro. 

Posicionar-se em diagonal ao carro ajuda a mostrá-lo melhor na foto

Evite tirar fotos do seu carro quando ele estiver molhado ou sob um sol muito forte, como o do meio-dia num clima ensolarado, tampouco use flash. Estas condições podem distorcer a tonalidade da pintura do carro, alterando a característica original dele (ou até mesmo criando a ilusão de algum defeito neste quesito). Procure tirar as fotos num espaço amplo e aberto para que o carro não saia cortado nas fotos. 

  • Qual preço pedir pelo seu carro

Esta parte é a especialidade da KBB Brasil. Nós disponibilizamos das melhores ferramentas de precificação de carros do mercado, o lugar onde você vai encontrar exatamente a faixa de preço certa para comercializar o seu carro. O que distingue a KBB Brasil das tabelas tradicionais do mercado é a metodologia que utilizamos para averiguar os preços de mercado dos veículos novos e usados à venda no país, por meio da análise de mais um milhão de anúncios e transações por mês. O nosso Indicador de Preço KBB é o instrumento ideal para que você tenha autonomia e segurança para negociar o preço do seu automóvel

A KBB Brasil dispõe de cinco tipos de preços diferentes para o consumidor. Para quem está interessado em vender o carro, nosso site é o único em que você é capaz de configurar o seu carro exatamente como ele é, isto é, personalizando a versão, quilometragem, estado de conservação e equipamentos, permitindo, assim, chegar à faixa de preço de mercado mais precisa o possível para você, conforme explicamos neste vídeo tutorial abaixo: 

Basta acessar a nossa home do site (kbb.com.br) ou aproveitar o atalho no banner logo abaixo para navegar e encontrar a marca e o modelo do carro que você tem para vender. Aí é só seguir as etapas até chegar no Indicador de Preço KBB. Após a consulta, prefira anunciar seu veículo por algum valor na faixa verde do indicador. 

 

  • Atender os interessados

Para finalizar o processo de criação do anúncio, certifique-se de que as opções de contato que você disponibilizar para os interessados estão corretas e que por meio delas é fácil encontrar você. Cautela é um atributo importante, portanto, ao agendar alguma visita de um interessado para conhecer seu carro, opte por marcar encontros em lugares abertos e públicos, para aumentar a sensação de segurança durante a negociação. 

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