PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Como saber se o carro usado em que você está de olho já sofreu inundações?

Sinais impossíveis de apagar mostram carros que foram vítimas de enchente mesmo que sejam bem maquiados. Conheça-os aqui

A Automobile Association do Reino Unido já alerta há tempos sobre os efeitos de uma enchente em veículos: “As vidas úteis do sistema de escape e do catalisador podem ser seriamente reduzidas. Os rolamentos das rodas podem travar; os freios podem ser afetados; o alternador e o motor de arranque podem falhar. Adicionalmente, a água pode danificar os sistemas elétricos e eletrônicos, incluindo os airbags, que podem disparar inesperadamente ou não se acionarem quando deveriam”. Como se vê, a quantidade de problemas que podem acontecer com um veículo vítima de alagamento é gigantesca. Por sorte, há sinais que mesmo a melhor das maquiagens não pode disfarçar. Fique atento a nossas dicas para não se afogar (em dívidas) com um usado deste tipo.

Cheiro de "cachorro molhado" e de mofo

É praticamente impossível secar completamente um carro que foi inundado. Desconfie se, ao inspecionar o veículo, ele tiver janelas abertas - pode ser para disfarçar o odor. Ele também pode estar muito perfumado, algo que ajuda a disfarçar o cheiro ruim em alguns casos.

Umidade

Num veículo inundado, a umidade tende a aparecer no assoalho, na base do porta-malas ou no compartimento do estepe. A água também pode se acumular no sistema de ventilação. Para avaliar, ligue o aquecimento e veja se as janelas ficam embaçadas. Se o carro esteve submerso durante muito tempo, talvez seja possível ver as marcas de onde a água chegou na parte interna da carroceria.

Ferrugem e lama

Veja se debaixo do capô e do fundo do carro há mais ferrugem que a normal para a idade do veículo. A água pode ter arrastado resíduos e lodo para dentro do carro. Por isso. verifique se há lama, areia, etc. em lugares estranhos. Especialmente sob o carpete do veículo. Ali também é possível ver se o feltro entre ele e a carroceria apresenta qualquer sinal de umidade.

Carro enferrujado

Rangidos

Áreas articuladas do carro, como portas, fechaduras e suspensão, podem apresentar rangidos estranhos quando o veículo passa por uma enchente. Fique atento a eles. A mera presença de rangidos não quer necessariamente dizer que o automóvel é vítima de alagamentos, mas pode ser um fator de confirmação de suspeitas.

Sistema elétrico

Não verifique apenas se as luzes funcionam e se não há água dentro dos conjuntos ópticos, mas todo o sistema elétrico. Enchentes oxidam os contatos e dão uma série de problemas elétricos e eletrônicos que podem inutilizar o veículo, especialmente os mais modernos e caros. Diante disso, verifique se todas as luzes espia no painel se acendem, se o sistema de som funciona corretamente, se o sistema de ar-condicionado atua como o esperado e até se o sistema de som não apresenta problemas. Pelo menos duas vezes cada um, para garantir que a primeira vez em que eles funcionaram não foi apenas questão de sorte.

Verifique o óleo

Se existir um depósito esbranquiçado, tipo maionese, sob a tampa do reservatório, significa que entrou água no motor. Isso também pode ser verificado pela vareta de inspeção. Se o óleo tiver aspecto esbranquiçado, fuja.

Peça o histórico de manutenção do carro

Se ainda não tiver certeza sobre o estado do veículo, ou não confiar nos registros apresentados, faça com que ele seja inspecionado numa oficina de confiança, que descobrirá eventuais danos.

E se o carro que passou por enchente for uma pechincha?

É cilada, Bino... Mesmo que o carro pareça bem numa inspeção ou teste de condução, os danos podem aparecer mais tarde, encurtando a sua vida útil ou causando perigo, como no caso de falha de freios, ABS, ESP ou dos airbags. E os tais danos são imprevisíveis, tanto que a maior parte dos veículos que passam por enchentes é considerada perda total. Não conhecemos nenhum caso de recuperação bem sucedida, mas muitos de gente que se arrependeu amargamente de arriscar. Portanto, não recomendamos de jeito nenhum a aquisição de uma "vítima de enchente". Boa sorte!

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro