PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Conheça 5 motivos para você comprar um SUV

Modelos se destacam especialmente em equipamentos de série e altura de rodagem

O segmento que mais cresce e faz brilhar os olhos do consumidor brasileiro atualmente é o de SUVs. Esse mercado já é o segundo maior do país, atrás apenas dos hatches de entrada. Os utilitários roubaram espaços antes ocupados por peruas e, mais recentemente, hatches médios. 

E a história não deve parar por aí. Se o último lançamento foi o Volkswagen T-Cross, para os próximos anos são esperadas novidades de outras marcas, como a Toyota, que ainda não participa da categoria dos SUVs compactos. Vale lembrar que o segmento começou a ganhar notoriedade em 2003, com o Ford EcoSport. 

Mas por que cada vez mais fabricantes investem neste tipo de veículo e cada vez mais pessoas se mostram interessadas em SUVs? Os 5 motivos que listamos abaixo podem explicar o sucesso deste segmento: 

Segurança

Volkswagen T-Cross tem 5 estrelas ems egurança

A sensação de segurança a bordo de um SUV é maior. Isso graças a altura de rodagem mais alta e melhor visibilidade da rua. A sensação também pode ser reforçada por equipamentos de segurança passiva e ativa, uma vez que a maioria dos modelos disponíveis no mercado conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração e maior quantidade de airbags (sem contar versões mais caras, que já ofertam recursos mais avançados de assistência à condução, como frenagem autônoma de emergência). 

Espaço

HR-V se destaca pelo interior modular

Um SUV naturalmente oferece mais espaço para passageiros e um porta-malas mais genorso, com a vantagem de fazê-lo numa carroceria mais compacta do que a de um sedã médio, o que permite mais praticidade para o uso urbano. Contudo, há exceções como o Ford EcoSport, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, que acabam pecando neste quesito espaço, seja no aproveitamento da cabine ou no volume do bagageiro e podem ser mais indicados para famílias pequenas ou casais sem filhos.

Suspensão elevada

Renegade tem até versão voltada ao off-road

Não é só no quesito segurança que a maior altura de rodagem que nós citamos ajuda. Quando se trata de buracos, algo praticamente interminável nas cidades brasileiras, esta característica vai muito bem a calhar. Em geral, todos os SUVs filtram bem os impactos gerados ao passar por pisos acidentados, sem perder a devida estabilidade. Os ângulos de entrada e saída também são maiores, facilitando o tráfego em alfastos irregulares, a superação de valetas e entradas de garagem ou até mesmo a condução em estradas de terra. 

Tecnologia

Versão topo do Kicks tem frenagem autônoma e câmera 360º

Para justificar o preço muitas vezes elevado em comparação aos segmentos que aglutinaram, os SUVs costumam incorporar itens tecnológicos para cativar o público, por isso, viraram porta de entrada para itens encontrados somente em categorias mais caras. Dificilmente encontramos alguma versão de SUV sendo vendida sem central multimídia, por exemplo, ou painel digital. Alguns até vão além e entregam sistema de câmeras de 360º e até tecnologias semiautônomas. 

Design e Status

Citroën C4 Cactus tem pegada urbana

Se quando o segmento estreou com o EcoSport, há 16 anos, o design de um SUV compacto não era uma grande preocupação, hoje as coisas mudaram. Não há somente aqueles modelos com silhueta quadrada, típica de carros mais altos (herança dos utilitários maiores mais antigos). Agora, os SUVs possuem diferentes vertentes de design. As linhas vão desde veículos mais robustos, como Renegade e Renault Duster, passando por visuais mais arrojados como os do Honda HR-V e Nissan Kicks. Alguns até abusam da alusão ao uso urbano, como o Citroën C4 Cactus. Além disso, estar em um SUV é, atualmente, um sinal de status de reconhecimento, apelo relevante para o público-alvo com o poder aquisitivo condizente com um veículo desta categoria.

Se algum destes motivos (ou todos eles) fizeram você pensar com mais carinho sobre este segmento, a KBB Brasil pode te ajudar a saber por quanto realmente estão comercializando o SUV que você procura, seja ele 0 km ou usado, na nossa página de preços de SUVs, que você pode acessar neste link. Se quiser saber a nossa opinião sobre algum modelo específico da categoria, temos uma playlist de vídeos inteira dedicada somente aos SUVs no nosso canal no Youtube para você acompanhar as nossas avaliações semanalmente! 

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro