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Conheça as diferenças entre motores 8V e 16V

Modelos com maior número de válvulas são melhores na rodovia, enquanto os de 8V se beneficiam de torque em baixas rotações

Uma das grandes polêmicas, especialmente se tratando do universo de carros usados, é se o melhor motor é com 8V ou 16V. Nosso objetivo nesta matéria não é responder qual desses tipos de motor você deve comprar, mas a Kelley Blue Book Brasil pode mostrar as diferenças de características entre eles.

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Para começar, esses números indicam a quantidade de válvuas no cabeçote do motor. Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas. 

Isso acontece porque as válvulas são responsáveis pela entrada e saída da mistura ar e combustíveis, vitais para a queima e funcionamento do motor. Elas são divididas em admissão e escape. Com o dobro de válvulas, os carros de 16V possuem maior abertura para passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente. 

Motores de 16V ficaram mal falados nos anos 90

Mas nem tudo são flores. Um motor de 16V custa mais para ser fabricado do que o de 8V. O cabeçote é maior e o número de componentes também, o que acarreta em manutenção mais elevada, apesar da popularização dos 16V nos últimos anos. Atualmente, a Fiat possui o 1.3 8V Firefly presente em Argo e Cronos, mas com concepção mais moderna de construção, além do motor 1.4 8V Fire. A Volkswagen conta com o 1.6 8V MPI no Fox e a Chevrolet mantém o 1.4 8V para a Montana e o 1.0 8V na linha Joy. Os demais possuem 16V ou mais. 

Apesar da resistência aos 16V por uma parte da população, a vantagem está na possibilidade de aproximar-se ao máximo do preenchimento dos cilindros, com isso, a potência final é mais alta. E mesmo mais potente, os 16V não possuem consumo muito mais alto que os 8V, ao contrário, em rodovias o consumo geralmente é menor. Outra mudança diz respeito às relações das marchas. Os 8V possuem relações maiores até a terceira marcha e menores até a quinta, situação inversa nos 16V.

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