Uma das grandes polêmicas, especialmente se tratando do universo de carros usados, é se o melhor motor é com 8V ou 16V. Nosso objetivo nesta matéria não é responder qual desses tipos de motor você deve comprar, mas a Kelley Blue Book Brasil pode mostrar as diferenças de características entre eles.
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O que são potência e torque de um motor?
Para começar, esses números indicam a quantidade de válvuas no cabeçote do motor. Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas.
Isso acontece porque as válvulas são responsáveis pela entrada e saída da mistura ar e combustíveis, vitais para a queima e funcionamento do motor. Elas são divididas em admissão e escape. Com o dobro de válvulas, os carros de 16V possuem maior abertura para passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente.
Mas nem tudo são flores. Um motor de 16V custa mais para ser fabricado do que o de 8V. O cabeçote é maior e o número de componentes também, o que acarreta em manutenção mais elevada, apesar da popularização dos 16V nos últimos anos. Atualmente, a Fiat possui o 1.3 8V Firefly presente em Argo e Cronos, mas com concepção mais moderna de construção, além do motor 1.4 8V Fire. A Volkswagen conta com o 1.6 8V MPI no Fox e a Chevrolet mantém o 1.4 8V para a Montana e o 1.0 8V na linha Joy. Os demais possuem 16V ou mais.
Apesar da resistência aos 16V por uma parte da população, a vantagem está na possibilidade de aproximar-se ao máximo do preenchimento dos cilindros, com isso, a potência final é mais alta. E mesmo mais potente, os 16V não possuem consumo muito mais alto que os 8V, ao contrário, em rodovias o consumo geralmente é menor. Outra mudança diz respeito às relações das marchas. Os 8V possuem relações maiores até a terceira marcha e menores até a quinta, situação inversa nos 16V.