Quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, sabíamos que o mercado de automóveis sofreria consequências. Elas vieram nos meses seguintes, com queda nas vendas, além do aumento nos preços pela disparada do dólar. Agora, o mercado vê novos cenários, entre eles, a Chevrolet perdendo a liderança de quase cinco anos para a Volkswagen e a Fiat Strada brigando para o modelo mais vendido no mês.
Ambos os cenários parecem confirmados em setembro. A Volkswagen, contabilizando as vendas até o dia 28 deste mês, ultrapassou a Chevrolet no acumulado do ano. O resultado está longe de ser definitivo, afinal, são 219.477 vendas da marca de origem alemã contra 219.032 da empresa com a gravata dourada.
As duas empresas ainda precisam ficar atentas aos movimentos da Fiat. A empresa lidera com folga em setembro, até o momento foram mais de 35 mil unidades, o que dá uma margem de 6 mil carros para a Volkswagen, segunda no mês. No entanto, no acumulado, a empresa está a “apenas” 18 mil veículos de distâncias das duas empresas. Se a tendência de setembro se manter, a empresa pode chegar em dezembro liderando as vendas.
As três marcas já foram líderes de vendas no Brasil. A Volkswagen liderou durante muitos anos e foi superada pela Fiat, que dominou o topo do pódio durante 14 anos. A Chevrolet liderava desde 2016.
Strada x Onix
A Fiat já apontava a possibilidade de brigar pela liderança com a Strada. A picape teve um volume de pedidos que exigiu até o aumento da produção. Até o presente momento, a picape conseguiu ultrapassar o Onix e liderar o mercado brasileiro.
Foram 10.523 vendas da Strada contra 10.205 vendas do Onix. Se compararmos com o mês inteiro de agosto, a Fiat mostra um salto considerável nas vendas da nova geração do modelo, uma vez que no mês anterior foram 8.689 unidades entregues. Já a Chevrolet vê certa estabilidade, já que em agosto foram 10.606 vendas e ainda faltam dois dias para fechar o balanço mensal.