PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Ford lança Ka Freestyle, mas não diz se ele agora tem barras de proteção lateral

Aventureiro do Ka virá com mudanças visuais, controle de tração e de estabilidade e 6 airbags de série. Como o EcoSport um dia também já teve

A Ford apresentou na última segunda-feira (28) os detalhes sobre o Ka Freestyle, versão aventureira do compacto da marca que já havia aparecido em janeiro deste ano. Previsivelmente, ele terá o novo motor 1.5 da família Dragon e o câmbio automático de 6 marchas, em sua versão mais sofisticada, mas a principal mudança do modelo estaria na questão da segurança. Nota zero no Latin NCAP, em boa medida por conta da falta de barras de proteção lateral, itens que ele oferece na Europa, e de uma estrutura frágil, o Ka Freestyle terá de série 6 airbags e controle de tração e de estabilidade. E as barras de proteção lateral? Só a Ford sabe. E ela resolveu não contar para ninguém, por ora.

Na única parte do informativo de imprensa que dedica à "carroceria e suspensão reforçadas", a Ford diz que o novo Ka Freestyle recebeu reforços adicionais nos pilares, no teto e no assoalho, além de aplicação de aços especiais, possivelmente de alta e ultra alta resistência. A marca chega a dizer que algumas chapas tiveram sua espessura ampliada em 1,2 mm, o que, para chapas de aço, é uma medida expressiva. Foi uma tática parecida com a adotada pela GM com o Onix para que o modelo melhorasse sua nota no Latin NCAP. A exemplo do Ka, o Onix também era nota 0 na avaliação de crash-test, mas agora conseguiu uma razoável nota 3.

Ford Ka Freestyle

E quanto ao Ka? Teria ele ganhado as barras que lhe faltam? Os reforços são suficientes para que ele melhore sua nota? Ele será testado no Latin NCAP em sua apresentação à imprensa, como aconteceu com Polo e Virtus? Vale lembrar que os Peugeot e Citroën baseados na plataforma PF1 (208, 2008, C3, AirCross e possivelmente o futuro C4 Cactus) não têm as barras laterais de série, mas não chegaram a tirar nota 0 no Latin NCAP. Com os 6 airbags de série, o Ka Freestyle talvez garantisse nota melhor. Pelo menos enquanto tivesse as 6 bolsas de ar. O EcoSport reestilizado nasceu com elas mais uma, em um total de 7, mas as perdeu em pouco menos de um ano de mercado, em fevereiro deste ano.

Ford Ka Freestyle

Consultada, a Ford não nos deu retorno até o fechamento desta reportagem. O que sabemos é apenas o que ela já divulgou. Além dos 6 airbags e do ESP, o Ka Freestyle tem 19 cm de vão livre, bitola ampliada em 3 cm, eixo traseiro 30% mais firme e barra estabilizadora de 23 mm de espessura. Equipado com câmera de ré, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto, rodas de liga leve de aro 15 com pneus 185/60 R15, sistema anticapotamento (Active Rollover Protection, ou ARP), alarme volumétrico e coxins hidráulicos de motor, o Freestyle custará R$ 63.490 com câmbio manual e R$ 67.990 com o automático. Tomara que também seja seguro o suficiente para sair da nota 0. E que tenha barras de proteção laterais.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro