PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Fusíveis - O que são, onde estão e para que servem?

Fusíveis são baratos, fáceis de substituir e, normalmente, avisam que algo está mal com o seu carro. Saiba o que são e para que servem

Por essa, você não esperava: um fusível queimado deixou seu carro sem faróis para voltar para casa numa noite tão escura que não se vê um palmo à frente do nariz. Calma, não xingue nem esbraveje. Se não fosse por essa pequena peça, o estrago poderia ser muito maior… Assim como em nossas casas temos um quadro elétrico com diversos disjuntores, que nos "avisam" sobre a eventualidade de haver algo errado com algum eletrodoméstico ou outro equipamento em algum cômodo, os fusíveis nos automóveis também servem para proteger os circuitos elétricos e seus respectivos componentes.

Estas pequenas peças coloridas se "queimam" sempre que um determinado limite de corrente é ultrapassado, evitando assim que os componentes ou outras peças maiores, de reparação bem mais difícil e dispendiosa, se danifiquem irremediavelmente. Mais: por terem a função principal de evitar a sobrecarga, os pequenos fusíveis do seu automóvel também asseguram que não haja um curto-circuito ou sobrecarga grave que possa causar um incêndio. Por serem a forma mais eficaz de "policiar" os circuitos elétricos do seu automóvel, podemos dizer que assegurar o bom funcionamento dos fusíveis é fundamental para manter a segurança do automóvel. Boa notícia: a manutenção é simples e acessível.

Onde estão os fusíveis do seu carro?

Tem gente que acha a caixa de fusíveis de seu veículo instintivamente. Ela normalmente fica do lado esquerdo do motorista, sob o painel, junto à coluna de direção. Estes são os fusíveis relacionados a circuitos mais simples do seu automóvel, como todos os equipamentos controlados pelo condutor e passageiros (sistema de ar-condicionado, faróis, central multimídia etc.). Mas nem sempre. Se você não conseguir localizar a de seu carro, espie o manual do proprietário, que informa não só onde eles estão, mas também qual fusível controla o quê. A tampa da caixa de fusíveis normalmente também informa a que componentes eles estão ligados. Na frente, sob o capô e no berço do motor, estão os fusíveis associados aos componentes mais visíveis, como o sistema ABS. Atualmente, os fusíveis que têm capa em plástico colorido se tornaram padrão. Para simplificar, cada cor tem uma amperagem associada. Os de cor laranja ou marrom vão de 5 a 7,5 ampères (A). Vermelhos são de 10 A. Azuis, de 15 A. Amarelos, de 20 A. Por fim, temos os transparentes, de 25 A, e os verdes, os mais fortes entre os pequenos, de 30 A.

Entre os fusíveis grandes, os que costumam ficar junto aos componentes, sob o capô, o esquema de cores muda. Amarelos e verdes continuam, respectivamente, com 20 A e 30 A, mas os laranja são de 40 A, os vermelhos, de 50 A, os azuis, de 60 A e os transparentes, de 80 A.

Substituir um fusível é tarefa simples, mas atenção!

Se perceber que algum componente elétrico do seu automóvel deixou de funcionar ou que apresenta um funcionamento irregular, inspecione a caixa de fusíveis. Cada um deles pode desempenhar uma ou mais funções. E é também por isso que existem fusíveis de dimensões e amperagens distintas. Nunca substitua um fusível por um de amperagem diferente. O de pouca amperagem tenderá a queimar mais facilmente. O mais forte, por sua vez, pode perder a função de proteção e resistir enquanto torra o componente que pretendia proteger.

Prepare-se: os menorzinhos podem dar mais trabalho, estando habitualmente fora de alcance e bem presos. Na própria caixa existe uma pinça plástica de extração. É esta a ferramenta que se deve usar. Muitos fabricantes de automóveis já colocam nos seus modelos uma pequena caixa com alguns fusíveis de substituição. Se não for o caso, eles não são peças caras e podem ser encontrados até em supermercados. Se o fusível se queimar novamente, procure um auto-elétrico. O carro pode estar com algum curto-circuito ou com problemas mais sérios. E prevenir é melhor do que remediar...

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro