PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Geely poderá comprar 6,8% da Daimler e se tornado sua maior acionista individual

Segundo o jornal alemão Bild am Sonntag, negócio deve ser concretizado em breve

A novela Geely-Daimler ganhou um novo capítulo. Depois de ter uma oferta recusada pela Daimler, a Geely havia se decidido a comprar por conta própria, no mercado de ações, entre 3% e 5% de participação na gigante alemã. Atual dona da Volvo, da Lotus e da Geely e sócia da malaia Proton, a empresa de Li Shufu teria a intenção de ir muito mais além do que o inicialmente previsto, segundo o jornal alemão Bild am Sonntag. O negócio, prestes a ser anunciado, envolveria, na verdade, 6,8% das ações da Daimler, algo que tornaria a Geely a maior acionista individual da dona da Mercedes-Benz.

Com isso, podemos estar diante de uma aliança gigantesca no mercado automobilístico mundial. Isso porque a Renault-Nissan-Mitsubishi, que tem 3,1% das ações da Daimler, poderia se envolver em eventuais colaborações estratégicas entre a chinesa e a alemã. A Renault já atua fortemente em parceria com a Daimler, como mostram o recente lançamento do novo Mercedes-Benz Classe A e os novos Smart, feitos sobre a mesma plataforma do Renault Twingo. Das duas, uma: ou elas todas se unem em projetos de interesse comum ou a presença da Geely na participação acionária da Daimler pode atrapalhar a parceria entre a alemã e a francesa.

O controle acionário da Daimler não sofre ameaça com o negócio. Cerca de 70,7% de suas ações pertencem a sócios institucionais, com mais 6,8% ao Kwait e os 3,1% restantes da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. É nos 19,4% de ações de investidores privados que a Geely dará seu bote.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro