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Primeira volta KBB - GWM Haval H6 GT anda como esportivo, faz 27 km/l e pode ser comprado no Mercado Livre

Motores a combustão e elétricos geram 393 cv e levam SUV aos 100 km/h em menos de 5 segundos

A Great Wall Motors (GWM) ainda não revelou o preço do Haval H6 GT, mas já abriu a pré-reserva do SUV que chega em abril. Os interessados no modelo devem pagar um sinal de R$ 9 mil no Mercado Livre (boleto ou Pix) para garantir o carro. A marca chinesa diz que os clientes que desistirem da compra após a divulgação do preço serão reembolsados em até três dias úteis.

“Mas acho difícil o cliente desistir da compra porque o preço será bem interessante”, destaca Juliana Rezende Camargo, responsável pelo desenvolvimento e adaptação dos sistemas do painel e multimídia dos carros da GWM no Brasil.

Como é o GWM Haval H6 GT

O GT é a versão de visual esportivo do Haval H6, que também pode ser reservado no Mercado Livre – este tem uma proposta mais familiar embora tenha o mesmo conjunto motriz híbrido plug-in. Um motor 1.5 turbo a gasolina e dois propulsores elétricos geram 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque combinados.

A transmissão é automatizada de duas marchas para o motor a gasolina e uma com redução para os elétricos.

De acordo com a GWM, o Haval H6 GT acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e pode rodar mais de 170 km no modo elétrico graças ao conjunto de baterias de 34 kWh de capacidade. O consumo médio de 27,4 km/l na cidade e de 25,2 km/l na estrada, de acordo com as medições padronizadas pelo Inmetro. No modo puramente elétrico, a autonomia é de 170 quilômetros.

A marca chinesa explica que o SUV roda o tempo todo com tração integral, uma vez que um dos motores elétricos está instalado na traseira. Diferentemente da maioria dos carros híbridos, que utilizam a unidade a combustão como um gerador de eletricidade durante as velocidades de cruzeiro, o H6 GT é sempre auxiliado pelos elétricos nessa condição.

A recarga das baterias de 34 kWh de capacidade demora cerca de cinco horas em instalações de corrente alternada (AC). Nos recarregadores rápidos de corrente contínua (DC), o “abastecimento” de 10% a 80% é feito em 20 minutos.

SUV chinês se passaria facilmente por um carro europeu

Na única volta em que aceleramos o Haval H6 GT no traçado do Autódromo de Interlagos foi possível fazer uma arrancada de 0 a 100 km/h para sentir os mais de 77 kgfm de torque pressionando o encosto do banco contra as costas do motorista. Mesmo no modo esportivo, o SUV prioriza os motores elétricos para entregar acelerações e retomadas bem dispostas ao mais leve toque no acelerador.

A GWM diz que o Haval H6 GT recebeu ajustes específicos para o gosto do consumidor brasileiro. Obviamente que os compradores (teoricamente) não usarão o SUV em autódromos, mas o H6 GT bem que poderia ter a suspensão um tiquinho mais firme para inclinar menos nas curvas mais fechadas.

Neste breve contato, também nos chamou a atenção o acabamento caprichado da cabine, mesclando materiais macios ao toque, apliques com textura fosca e imitando fibra de carbono e até camurça nos bancos e nas portas. O revestimento escuro nas colunas e no teto reforçam a proposta mais esportiva.

O motorista encontra facilmente a posição de dirigir no banco com regulagem elétrica e à coluna de direção ajustável em altura e profundidade. Quem viaja no banco traseiro terá bom espaço para as pernas, uma vez que o assoalho é praticamente plano. O teto solar panorâmico reforça a sensação de amplitude do ambiente.

Em termos tecnológicos, o Haval H6 GT também não fica atrás dos concorrentes. Além das assistências de condução, como controles de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sensor de ponto cego, entre outros recursos triviais em carros mais caros, o SUV conta ainda com uma câmera de reconhecimento biométrico na coluna dianteira.

O equipamento serve para monitorar sinais de cansaço do motorista e recuperar as suas preferências de ajustes de banco, entre outras configurações do veículo, assim que ele é reconhecido. Perfis de até cinco condutores diferentes podem ser gravados no sistema.

A lista de equipamentos de série ainda conta com ar-condicionado automático de duas zonas, carregador de celular por indução, abertura elétrica do porta-malas, chave presencial, seis airbags, bancos dianteiros com ventilação, freio de estacionamento eletrônico, painel digital, central multimídia de 12,3” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som JBL com subwoofer, entre outros itens.

Veredicto – O sucesso do GWM Haval H6 GT, como dito anteriormente, dependerá do preço. De resto, o SUV cupê é um carro tão bem construído e tecnológico quanto os modelos de marcas premium europeias que têm no status um dos seus principais apelos de venda.

Teste-drive a convite da GWM Brasil

Ficha técnica GWM Haval H6 GT

Motor a combustão: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.5 16V, turbo, injeção direta, a gasolina
Motores elétricos: síncronos, dianteiro e traseiro
Potência combinada: 393 cv
Torque combinado: 77,7 kgfm
Capacidade da bateria: 34 kWh
Transmissão: automatizada de 2 marchas com embreagem
Tração: integral
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos ventilados com ABS e EBD
Pneus e rodas: 235/55 R19, liga leve
Dimensões: 4.727 mm de comprimento/ 1.940 mm de largura/ 1.729 mm de altura/ 2.738 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 2.050 kg
Volume do porta-malas: 515 litros
Volume do tanque de combustível: 55 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,8 segundos

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 27,4 km/l
Ciclo estrada: 25,2 km/l
Autonomia modo elétrico: 170 km

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