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Incêndios do Chevrolet Onix Plus são causados por quebra no motor

Informação foi obtida em documento oficial enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Chevrolet já anunciou a suspensão das vendas do Onix Plus e informou que o problema no sedã se encontrava em uma falha no software de gerenciamento do motor. No entanto, de acordo com o esclarecimento enviado pela GM ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, os problemas são mais sérios. A informação foi obtida com exclusividade pelo jornalista Henrique Rodriguez, da Revista Quatro Rodas, que publicou a matéria em seu site. 

Segundo o documento oficial, as tais "condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível" que a GM alega para o problema podem provocar a quebra de componentes motor. Nesses casos, haverá vazamento de óleo nas partes quente, ocasionando o incêndio. 

Ainda de acordo com a publicação, a explicação bate com o relato do Cleiton James, proprietário do Onix Plus que pegou fogo em solo maranhense há alguns dias. O proprietário declarou que "sentiu um barulho na parte do motor, como uma pequena explosão”, antes de parar o carro, levantar o capô e constatar que havia chamas.

Veja na íntegra o documento obtido pela Quatro Rodas:

“A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor. Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.

As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão. Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente”.

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