PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Isofix: o que é e para que ele serve?

Esse sistema permite fixar mais facilmente as cadeirinhas para crianças. Conheça as vantagens e seu funcionamento!

Muita gente no Brasil, quando ouve falar em Isofix, evoca Zeca Pagodinho e diz "Nunca vi... Eu só ouço falar". Pois chegou a hora de esclarecer, especialmente diante da importância dele com relação à segurança. O Isofix é um sistema internacional de fixação de cadeiras para crianças que prende os assentos diretamente ao chassis do carro. Os demais sistemas de fixação, por cinto, são menos precisos, deixando as cadeirinhas soltas até o sistema de retenção dos cintos entrar em funcionamento, o que pode piorar os danos causados por acidentes.

O Isofix permite fixar não só os assentos infantis (voltados para a frente ou para trás), mas também bases em que eles podem ser instalados.

Como funcionam as ancoragens Isofix?

O sistema é baseado em dois pontos de ancoragem por cadeirinha na parte inferior das costas do banco do carro. Eles geralmente estão disponíveis apenas no banco traseiro, com dois pares de ancoragens em cada lado do banco. Em minivans, é possível encontrar ancoragens Isofix para cada um dos passageiros dos bancos, com três ou mais pares de ancoragens por carro, assim como há modelos que as oferecem no banco do passageiro da frente. Em alguns casos, elas estão escondidas atrás de capas removíveis, mas sempre haverá uma indicação "Isofix" no assento para ajudar a encontrá-las.

Isofix

Para prender o assento infantil ao sistema Isofix, basta pressionar os clipes da cadeira nas peças montadas no carro. Na maioria dos casos, é emitido um sinal - um indicador no assento que passa de vermelho para verde, por exemplo - para mostrar que o assento está bem instalado.

O sistema Isofix funciona em todos os carros?

Em teoria, o sistema Isofix é universal, mas nem todos os assentos infantis encaixam em todos os conjuntos de montagens Isofix. Antes de comprar uma nova cadeirinha, verifique se ela é compatível com o seu carro.

Todos os carros têm Isofix?

Os carros mais antigos de fabricação nacional não estão equipados com este sistema, mas ele pode ser encontrado na maioria dos veículos de projeto mais recente, além de em boa parte dos veículos importados.

Top Tether

O que é o Top Tether?

Além do sistema de ancoragem em dois pontos, alguns modelos possuem um terceiro ponto de apoio superior nas costas do banco, oferecendo assim mais segurança.

Quais as vantagens do Isofix?

O sistema Isofix não é mais eficaz do que os cintos de segurança. No entanto, há outras vantagens: a instalação da cadeirinha é mais rápida e não há grande margem para erros (se a cadeira estiver mal montada, o sistema queixar-se-á).

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro