Os Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer foram registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2022, mas só agora a Stellantis se manifestou sobre a possibilidade de comercializar os SUVs grandalhões no Brasil.
“Ainda não há previsão de trazer o Wagoneer para o Brasil. É um veículo interessante por ter alto nível de tecnologia, mas ele é um tanto grande para os padrões brasileiros”, afirmou Alexandre Aquino, vice-presidente da Jeep na América do Sul, durante uma entrevista coletiva com jornalistas em São Paulo.
Registro de patente do Jeep Wagoneer indica planos de trazer o SUV ou reguardar direitos de tecnologias (INPI)
O executivo destacou o tamanho do Jeep Wagoneer pelo fato de o SUV ser fabricado nos Estados Unidos sobre o chassi da picape Ram 1500. Maior que o Grand Cherokee (4,91 m), a versão convencional do Wagoneer mede 5,43 metros de comprimento, enquanto o Grand Wagoneer chega a 5,78 m. As demais dimensões são 2,12 m de largura, 1,91 m de altura e 3,12 m de distância entre-eixos.
“Por ora vamos focar no novo Grand Cherokee, que tem o tamanho ideal para a realidade brasileira. Mas gostaríamos de ter um modelo como o Jeep Wagoneer no Brasil por tudo o que ele oferece”, explicou Aquino.
Enquanto o Wagoneer/Grand Wagoneer ainda está nos planos da marca, a Jeep prepara no Brasil o lançamento da quinta geração do Grand Cherokee, que será vendido ainda em outubro com motorização híbrida. O motor Hurricane 4 2.0 turbo a gasolina é combinado a dois propulsores elétricos para entregar 380 cv de potência e mais de 60 kgfm de torque.
Com uma proposta mais luxuosa e pouco afeito à eficiência energética, o Jeep Wagoneer atende ao gosto dos norte-americanos em termos de motorização: 5.7 V8 a gasolina com sistema híbrido-leve, que entrega 397 cv e 55,9 kgfm. O Grand Wagoneer é movido pelo 6.4 V8 de 477 cv e 62,9 kgfm.
Ambos são equipados com câmbio automático de oito marchas e sistema de tração traseira ou 4x4 com reduzida. O conforto é garantido pela suspensão pneumática, entre outros recursos dedicados à comodidade dos ocupantes.
Nos Estados Unidos, os Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer custam, respectivamente, a partir de US$ 61.595 (R$ 317 mil em conversão direta na cotação atual) e US$ 91.140 (R$ 470 mil). Considerando as taxas de importação, entre outros tributos, os SUVs chegariam por aqui custando acima de R$ 800 mil.