PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Latin NCAP revela que Sandero e Logan são menos seguros que o Kwid

Modelos da Renault tiraram 4 estrelas nos testes na Europa em 2013; diferença estaria na estrutura

Antes de o Renault Kwid ser lançado no Brasil, ele foi testado pelo Global NCAP. Quatro vezes. Até sair da nota 0 e ganhar 1 estrela, apenas. A Renault do Brasil, preocupada com a reputação do modelo, deu a ele airbags laterais de série e reforços que, em novo teste do Latin NCAP, conferiu ao carro 3 estrelas, o máximo que um modelo sem controle de estabilidade pode ter. Pois nesta terça (12) saíram os resultados de testes do Latin NCAP para o Mitsubishi Eclipse Cross e para a dupla Sandero/Logan. Os Renault ganharam apenas 1 estrela. Duas a menos do que o Kwid.

O curioso é que o Dacia Sandero, testado em 2013 pelo Euro NCAP, conseguiu 4 das 5 estrelas possíveis. Tudo bem que ele tem 6 airbags, Isofix e controle de estabilidade de série, lá na Europa, mas o problema, aparentemente, se deve ao fato de o Sandero e o Logan feitos no Brasil (e na Argentina e na Colômbia) não terem uma estrutura estável. O que é curioso diante dos vídeos dos dois testes. O aí embaixo é o do Euro NCAP:

Repare em como a coluna A, a do para-brisa, se deforma e enruga até o teto. É o tipo de comportamento que um carro não deve ter. De todo modo, e como a avaliação é feita por meio da medição biomecânica dos danos sofridos pelos dummies, o Sandero e o Logan ofereceriam boa proteção aos ocupantes. Só na região do peito, segundo o relatório do Euro NCAP, a proteção seria marginal. Agora assista ao vídeo do teste do Latin NCAP.

Ele também apresenta deformação na carroceria, exatamente no mesmo ponto em que o problem aparece no irmão da Dacia, mas ela é menor. Ainda assim, os danos registrados pelos dummies são superiores. Em uma batida, o peito do motorista seria seriamente machucado, já que o carro e sua versão sedã oferecem proteção pobre. A pior da escala do Latin NCAP. Coxas e peito do passageiro da frente, assim como as coxas do motorista, teriam proteção apenas marginal. Perguntamos ao Latin NCAP os motivos exatos da nota mais baixa e escreveremos a respeito assim que tivermos retorno da entidade.

Mitsubishi Eclipse Cross

Esperávamos que a Toyota tivesse patrocinado os testes do Yaris no Latin NCAP nesta edição, mas eles provavelmente ficarão para o mês que vem, que será quando a empresa começará a fabricar o sedã. Enquanto não sabemos como ele se comporta, temos de nos contentar com outro modelo de origem nipônica que chegará ao Brasil em breve, o Eclipse Cross. Este Mitsubishi levou 5 das 5 estrelas possíveis. A proteção para crianças, entretanto, foi a mesma oferecida pelos Renault: apenas 3 estrelas.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro