PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Como é estar em um carro zero-estrelas testado pelo Latin NCAP?

Trabalho para resgatar o crash test dummy "morto" no acidente, filmado pelo Argentina Autoblog, dá a dimensão do que é dirigir um veículo de pontuação ruim

Quando ouve falar que o Chevrolet Onix e que o Ford Ka foram reprovados nos testes do Latin NCAP, você talvez não dê a menor pelota para isso. E continue carregando seus filhos e animais de estimação soltos no carro, andando de passageiro com os pés sobre o painel, permitindo que seu filho enfie a cabeça para fora do teto solar ou da janela e dirigindo sem cinto de segurança. Mas um vídeo feito por nossos amigos do Argentina Autoblog mostra de forma cabal como é estar em um veículo que não atende às normas mais básicas da ONU para segurança viária. Recomendadas, diga-se de passagem, desde meados dos anos 1990. Ou seja, há mais de 20 anos.

Tudo começa logo depois de o Chevrolet Aveo bater. Como a porta se deforma (e não deveria), é preciso repuxá-la para que ela se abra. A partir daí, os técnicos responsáveis pela retirada do dummy, que pode custar até US$ 100 mil, gastam mais de um minuto no processo. Mas parece bem mais do que isso, como você poderá conferir no vídeo abaixo. 

Vale lembrar que este "parto" só é "tão rápido" porque estamos falando de um boneco de plástico e alumínio. Se fosse uma pessoa, seria preciso cortar o carro para poder retirá-la das ferragens. Mesmo que ela estivesse morta, já que é preciso entregar um cadáver o mais íntegro possível para o enterro (ou cremação). E é bem possível que ela estivesse morta. Como lembram com ironia os amigos do Argentina Autoblog, modelos de zero-estrelas são os que "seguramente" matam em choques de apenas 64 km/h. 

Nada como um pouco de contexto. Pode voltar a sua programação normal. Só esperamos que não seja a que descrevemos logo no começo deste texto, infelizmente tão comum (e tão letal) no trânsito brasileiro.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro