PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

O motor Wankel vai voltar. Para ajudar um carro totalmente elétrico da Mazda

Pelo menos a princípio, já que a nova geração dos RX também estaria no forno

Os fãs de motores rotativos, mais especificamente dos Wankel, podem comemorar. Pelo menos em parte. Isso porque o vice-presidente de Vendas e Serviço ao Consumidor da Mazda na Europa, Martijn ten Brink, garantiu que ele voltará ao mercado em 2019. Só que não sob o capô de um novo RX-9, mas sim como um gerador para o carro elétrico que a fabricante japonesa lançará no ano que vem.

Brink deu essas declarações ao site holandês AutoRAI.nl, mais especificamente ao suplemento ZERauto. Segundo ele, o motor Wankel terá apenas um rotor e o tamanho de duas caixas de sapato. Sem vibrações, ele mal será percebido pelo motorista do modelo elétrico, que terá nele um item opcional. As baterias do novo elétrico, que deverá ser um crossover baseado no futuro Mazda3, seriam suficientes até para viagens, o que tornaria o extensor de autonomia dispensável.

Motor Wankel da Mazda

O novo carro elétrico não será oferecido em todos os mercados em que a Mazda atua, mas apenas naqueles em que a demanda por esse tipo de veículo o torna necessário. Já o motor Wankel pode, sim, encontrar espaço sob o capô de um novo esportivo, o RX-9, sucessor do RX-8, último modelo de produção com esse tipo de motorização. Segundo o executivo, a Mazda acredita que o motor a combustão ainda tem muita gasolina para queimar. Tanto que a empresa tem se preocupado em torná-lo mais eficiente, como fez ao criar o motor SKYACTIV-X e prometer o SKYACTIV-3, com meta de 56% de eficiência energética.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro