Já tem um tempo que dizemos que os elétricos vieram para ficar. Há quem ache que eles são lentos, chatos de dirigir e sem alma só porque são indiscutivelmente silenciosos e mais eficientes que os modelos a combustão, mas as provas em contrário são cada vez maiores. Como a que deu a croata Rimac com o C_TWO, capaz de atingir 412 km/h. Ou a Volkswagen, com o I.D. R Pikes Peak, que bateu o recorde da subida de montanha mais famosa do mundo em 15 segundos, com 7:57,148. O Volkswagen elétrico esteve no Festival de Velocidade de Goodwood. E conseguiu percorrer o trajeto em 43,86 segundos, o novo recorde do circuito entre modelos elétricos. Pois o Nio EP9, hipercarro elétrico chinês, fez o mesmo trajeto em 44,61 s. Um temporal que o coloca como recordista entre os carros legalizados para andar nas ruas no famoso festival britânico.
Não é a primeira vez em que o Nio EP9 mostra a que veio. O hipercarro bateu o recorde de carros de rua em Nürburgring Nordschleife no ano passado. Fez o trajeto em 6:45,9. Vale lembrar que o carro mais rápido no "Inferno Verde", o Porsche 919 Hybrid, conseguiu o tempo de 5:1,546. Veja a breve corrida do Nio EP9 em Goodwood no vídeo abaixo.
Com 4,89 m de comprimento, 1,15 m de altura, 2,23 m de largura e um peso de 1.735 kg, ele tem 1 MW de potência máxima, o que o leva a uma máxima de 313 km/h e a um 0 a 200 km/h de apenas 7,1 s. O Nio EP9, assim como o ES8, tem baterias substituíveis, o que lhe permite trocá-las em vez de recarregá-las, algo que pode ser mais rápido do que reabastecer. Em suma, um carro que ainda vai dar muito o que falar por aí.