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Nova Chevrolet Montana: veja os detalhes da rival da Fiat Toro que promete agitar o mercado [vídeo]

Nova geração foi promovida a uma categoria superior para atrair donos de picapes compactas e SUVs

A nova Chevrolet Montana entrou em pré-venda no dia 1º de dezembro e já esgotou o lote inicial de 2 mil unidades. A picape chegará às concessionárias brasileiras em fevereiro de 2023, mas KBB Brasil já conheceu a novidade de perto e mostra tudo no vídeo a seguir. Confira!

Como é a nova Chevrolet Montana

Diferentemente das duas gerações anteriores - que eram picapes compactas de cabine simples derivadas do Corsa (2003) e do Agile (2010) - a nova Chevrolet Montana foi promovida a uma categoria superior. Agora, ela é uma picape de porte intermediário e com cabine dupla para cinco ocupantes.

A novata foi desenvolvida a partir da plataforma GEM dos novos Chevrolet Onix/Onix Plus e Tracker. Se antes a Montana era um veículo mais voltado ao trabalho, agora a picape tem uma proposta de carro de passeio com capacidade para atender atividades recreativas – por isso a oferta de cerca de 30 acessórios apenas para a caçamba.

A nova Montana mede 4,72 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Pesando aproximadamente 1.200 kg, ela tem porte semelhante ao da Renault Oroch e é cerca de 20 centímetros mais curta que a Fiat Toro. Ao vivo, a Montana parece ser mais encorpada que a Oroch, possivelmente pelo efeito formado pelo vinco abaixo da linha das janelas que atravessa toda a lateral da picape.

A GM informa que a caçamba da nova Montana tem 874 litros de capacidade e pode receber diversos acessórios, como capota marítima com abertura corrediça elétrica e diversas divisórias para acomodar objetos pequenos. Independentemente da versão, a picape é equipada de série com protetor de caçamba com pequenos nichos sobre as caixas de roda.

Durante o nosso primeiro contato com a picape, notamos que o interior é praticamente idêntico ao do Tracker. No entanto, o acabamento nas portas e sobre o painel recebe material macio ao toque e com textura imitando couro perfurado (exclusivo da versão Premier).

Outro detalhe exclusivo da picape é a tela de 8 polegadas da central multimídia MyLink (com internet sem fio a bordo) integrada ao painel de instrumentos por uma peça preta brilhante que dá um efeito flutuante.

Embora seja um carro construído para levar cinco ocupantes, o espaço da cabine é mais indicado para até quatro adultos, uma vez que um terceiro passageiro viajar um pouco apertado e pode “roçar” os joelhos no console central, que tem duas portas USB e uma tomada 12 volts para recarregar aparelhos eletrônicos.

Na versão Premier, a nova Chevrolet Montana ainda recebe acabamento escurecido no cromado da grade frontal e na pintura das rodas de liga leve de 17”.

Versões e principais equipamentos de série

Chevrolet Montana LTZ 1.2 turbo AT6 (R$ 134.490): seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles de estabilidade e tração, central multimídia MyLink de 8 polegadas com sistema de concierge e rastreamento OnStar, internet sem fio a bordo, câmera de ré, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 17”, entre outros.

Chevrolet Montana Premier 1.2 turbo AT6 (R$ 140.490): acréscimo de ar-condicionado automático digital de uma zona, alerta de ponto cego, faróis full LED, bancos revestidos de couro, carregador de celular por indução e acabamento escurecido nas rodas de 17”.

Motorização

A única motorização disponível para a nova Chevrolet Montana é a 1.2 turboflex de três cilindros, que entrega 132/133 cv de potência a 5.500 rpm e 19,4/21,4 kgfm de torque (gasolina/etanol) a 2.000 rpm. O câmbio é o conhecido automático de seis marchas presente em outros modelos da Chevrolet.

Esse conjunto mecânico é o mesmo do Tracker Premier. De acordo com a GM, tanto o motor quanto o câmbio receberam uma calibração específica para a proposta de uso da picape – que teoricamente carrega mais peso que o SUV.

Consumo

Ainda não tivemos a oportunidade de testar a nova Chevrolet Montana para passar as nossas impressões de desempenho e consumo, mas GM afirma que a nova Chevrolet Montana é a mais econômica entre as picapes flex com câmbio automático. De acordo com os dados oficiais, a estreante obteve as seguintes médias de consumo:

11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina
7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol

De posse desses números e considerando a capacidade do tanque de 44 litros, a nova Chevrolet Montana tem autonomia estimada de 409/339 km na cidade e 585/488 km na estrada (gasolina/etanol).

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