A primeira rodada de testes do Latin NCAP com o teste do alce foi realizada com a presença da nova geração do Renault Duster. A configuração escolhida foi a de entrada com apenas os airbags frontais. A entidade informa que o SUV será fabricado na Colômbia, Brasil e Romênia, sendo que a unidade testada foi importada do país europeu.
O Renault conseguiu quatro estrelas na proteção de adultos e três estrelas na proteção de crianças, sendo que alguns rivais possuem cinco estrelas em ambos os caros. Segundo a avaliação da entidade, a proteção oferecida para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foi boa. O tórax do motorista recebeu proteção marginal e o do passageiro, adequada dos sistemas de retenção.
Os joelhos do motorista apresentaram proteção marginal porque foram expostos ao risco de serem feridos quando atingiram estruturas perigosas atrás do painel, já os joelhos do passageiro mostraram proteção boa e marginal, mas também sofrem os mesmos riscos do condutor. As tíbias do motorista receberam proteção adequada e as do passageiro ganharam proteção boa e adequada. A área dos pés foi considerada instável, bem como a estrutura do habitáculo, que não conseguiu suportar mais carga.
Já no impacto lateral, o veículo ofereceu boa proteção para a cabeça, abdome e pelve, enquanto o tórax recebeu proteção marginal. No entanto, por não contar com airbags laterais como equipamento padrão, o teste de impacto em poste não foi realizado. A versão nacional, provavelmente, será equipada com o item, já que a marca adota essa estratégia desde o lançamento do Kwid.
Pela primeira vez, o Latin NCAP realizou o chamado teste do alce. A avaliação simula o desvio brusco de um obstáculo na estrada. Portanto, a manobra consiste em desviar para um dos lados da pista e depois retornar. Assim, a entidade será capaz de avaliar a capacidade da suspensão. Confira abaixo: