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Novos Porsche 718 GTS ganham 35 cv em relação a seus antecessores

Motor 2.5 de 4 cilindros turbinado supera o 6-cilindros em potência, mas sonoridade e carisma ainda podem ser pontos fracos

Quando a Porsche apresentou os novos 718, praticamente um novo batismo para o Boxster e o Cayman, escolheu este nome por uma razão histórica: homenagear os antigos 718, modelos com motores de 4 cilindros. Como Boxster e Cayman passariam a ter, turbinados. Não foi o suficiente para evitar que muita gente torcesse o nariz para a mudança. Essa turma reclamou da aposentadoria do 6-cilindros, que seria muito mais musical e carismático, mesmo diante de modelos com potência e comportamento dinâmico elogiáveis. Mas não dá para agradar todo mundo, ainda mais em se tratando de Porsche, que até hoje tem fãs que reclamam do fim do motor a ar. Seja como for, a marca tem feito bastante esforço em ser convincente, como mostram os 35 cv a mais para os novos 718 GTS. Boxster e Cayman GTS, com o seis canecos, entregavam 330 cv. Os 718, com dois cilindros a menos, providenciam 365 cv ao pé direito.

A adoção de motores turbinados é inexorável. Ela se deve à necessidade de melhorar a eficiência energética dos motores a combustão, como comentamos em artigo recente. Enquanto eles respirarem, a indução será, cada vez mais, forçada. O que, no caso dos 718, lhes deu muito mais fôlego, com um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 s e uma velocidade máxima de 290 km/h. No exterior, o modelo terá câmbio manual de 6 marchas ou o automatizado de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK), de 7. No Brasil, a única opção para eles será o PDK.

Os 718 GTS não se diferenciam apenas por mais desempenho. Eles também são visualmente distintos, com parachoque dianteiro Sport Design, mais esportivo, conjuntos ópticos dianteiro (com faróis bixenônio) e traseiro com lentes escurecidas e elementos negros em toda a carroceria (logotipos, rodas de liga leve de aro 20 e ponteiras de escapamento).

Porsche 718 Cayman GTS

Por dentro, os 718 GTS vêm com Alcantara em diversos revestimentos (do volante, apoios de braço, console central e parte central dos bancos) e com o Pacote Sport Chrono de série. Já à venda na Alemanha, eles podem ser encomendados em pré-venda no Brasil. O 718 Cayman GTS sai por R$ 493 mil, enquanto o 718 Boxster GTS é vendido a R$ 513 mil. Eles devem começar a ser entregues no primeiro semestre de 2018.

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