Em matérias de lançamentos, avaliações ou fichas técnicas, você deve ter se deparado com o termo "suspensão do tipo McPherson". Mas você sabe como é essa suspensão? Não? Sem problemas, nós da Kelley Blue Book Brasil iremos te ajudar a entender um pouco melhor.
Altamente difundida na indústria automotiva, essa suspensão é mais simples das consideradas independentes. Ainda assim, ela é aplicada desde veículos populares a até o Porsche 911 ou alguns BMW. Apesar de poder ser utilizada nos dois eixos, é mais comummente instalada no eixo dianteiro.
Esse nome vem do seu criado, Earle Steele McPherson, engenheiro que patenteou a criação e utilizou esse sistema pela primeira vez em 1946 no Ford Vedette. A suspensão é basicamente formada por um braço transversal, amortecedor, mola helicoidal e barra estabilizadora. Sua grande vantagem reside na boa distribuição dos esforços, o que permite estruturas mais leves.
A grande vantagem está na simplicidade, o que permite uma manutenção mais barata. Apesar disso, conforme os anos mostraram, ela possui um elevado nível de flexibilidade e funcionalidade.