PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Papo de usado KBB™ - Volkswagen Gol G4

Último Gol com motor longitudinal, o G4 faria parte de uma linha de carros bem baratos. Confira seus principais defeitos e dicas de compra


Lançado em 2005, como modelo 2006, o VW Gol G4 emprega a mesma estrutura do Gol AB9, o famoso “bolinha”, que por sua vez foi lançado em 1994 como modelo 1995. Para quem gosta do Gol no seu layout tradicional, vale a pena saber que o G4 veio a ser o último gol com motor longitudinal, pois o G5 já emprega a plataforma do Fox, chamada PQ24.

Dentro do planejamento da Volkswagen naquela época, o G4 faria parte de uma linha de carros bem baratos e de entrada. Dessa forma, a empresa deixou o acabamento do veículo muito pobre, empregando plásticos e materiais de formação de baixa qualidade, o que gerou muitas reclamações na época. Até mesmo o tampão do porta-malas é tão frágil que não pode ser colocado nenhum objeto sobre ele, por causa do risco de deformação. Volante que se desgasta, bancos que se desfiam e se deformam, além de alto índice de ruído interno estão entre os principais motivos de reclamação dos usuários.

Essa geração do Gol trouxe três motorizações: a de entrada 1.0 EA-111, com 68 cv no etanol, a AP 1.6 – que também “morre” com o G4, com 99 cv no etanol, e a 1.8 também AP, com 106 cv, sempre no etanol.

O motor 1.0 foi lançado no fim da Geração três do Gol, na versão City, e era o mesmo motor do Fox. Com o surgimento da G4, a versão Special, que era a última que ainda empregava a carroceria “bolinha”, tem seu fim em agosto de 2005. Ainda em novembro de 2005, o motor 1.0 vai para 68 cv de potência com gasolina e 71 cv com etanol devido ao aumento da taxa de compressão, substituição do comando de válvulas, do catalisador e recalibragem da central de injeção.

Em 2006, surge o Gol Copa, uma referência à Copa da Alemanha, com 16.000 unidades produzidas; e ainda nesse mesmo ano surgiu o Gol Tech, uma série especial que foi oferecida somente na Grande São Paulo. Em maio de 2007, os mostradores de quilometragem do painel passam a ser digitais e o Gol Power passa a ter lanternas traseiras esclarecidas. Embora a versão Rallye tenha o seu fim em maio, a suspensão elevada em 27,5 mm continuou a ser oferecida como opcional livre para qualquer versão do Gol.

Em 2008, as versões City e Plus deixam de existir. O Gol Trend tem agora opção de som Trend e ganha rádio AM e FM com entradas USB e SD Card. Além disso, passa a ter lanternas traseiras escurecidas, um novo console maior e revestimentos um pouco melhores para os bancos, fruto das imensas reclamações que a Volkswagen tinha nesse sentido. O Gol 1.0 na versão básica passa a ter cintos de segurança dianteiro com regulagem de altura.

VW Gol G4

Esse foi o último ano do Gol G4: em junho de 2008, chega o G5. Importante notar que existem no ano 2006 tanto com o G3 quanto o G4 e, da mesma forma, existem tanto o G4 quanto o G5 em 2009.

Pontos de atenção

O Gol é um carro muito resistente e de manutenção barata, mas tem entre seus principais defeitos, além do acabamento – já citado, de baixa qualidade –, trincas no curvão da parede de fogo e nas torres de suspensão que ele pode apresentar dependendo do uso.

A versão 1.0 teve muitas unidades com problema de lubrificação, o que fez com que a Volkswagen trocasse os motores, porém não regularizou a numeração do novo bloco no documento dos carros, então olho vivo na hora da compra, pois pode haver uma inconsistência entre o número que está no motor do carro e o número que está no documento.

VW Gol G4

Se for o caso, um despachante na hora da transferência vai poder resolver o problema. Em algumas unidades, também pode haver entrada de água na carroceria, problemas na mola a gás que sustenta a tampa traseira, infiltração de poeira e água pelas borrachas das portas, ruídos no pedal de embreagem, ruídos na correia dentada, válvula termostática que apresenta vazamentos na carcaça e problemas de funcionamento do compressor do ar-condicionado. Na hora da compra, cheque cuidadosamente esses itens. Boa compra!

Compartilhar

Notícias Recentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

  • Hatchback

  • Sedã

  • SUV/Crossover

  • Picape

  • SW/Perua

  • Van/Minivan

  • Cupê

  • Conversível

  • Hibrido/Elétrico

  • Luxo

PUBLICIDADE