PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Carros brasileiros começam a receber placa "Mercosul" em 1º de setembro

Padronização das placas vai acabar com a festa de quem comprava carro no exterior para fugir de multas

Muita gente reclama da "indústria da multa", mas vive atrás de jeitinho para fazer besteiras no trânsito sem consequência. Um dos "golpes" era comprar carro em países vizinhos, como Argentina ou Paraguai, entrar com eles no Brasil e usar o modelo até acabar. Além de não ter que esquentar com multas, licenciamento ou qualquer outra preocupação do tipo, os carros usados nestes países custam muito menos do que no Brasil. Especialmente no Paraguai. Bastava ter um endereço nestes países para urdir a mutreta. E havia fornecedores de endereços falsos para quem quisesse comprar carros deste jeito. Mas a festa tem data para acabar: 1º de setembro de 2018. A partir daí, segundo a resolução 729 do Contran, publicada nesta quinta (8) no Diário Oficial da União, deverão adotar a "placa Mercosul" todos os "os veículos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas". Essa placa será a mesma em todos os países do bloco econômico.

O governo ainda está em processo de seleção dos fornecedores da nova placa, que trará na barra azul no alto, à esquerda, o símbolo do Mercosul. No centro, o nome do país a que o carro pertence. À direita, em sequência, de cima para baixo, virão a bandeira do país, a do Estado em que o veículo foi emplacado, o brasão da cidade e o nome da cidade. Ela terá 400 mm (40 cm) de comprimento e 130 mm (13 cm) de altura e trará uma série de elementos de segurança, como 7 caracteres alfanuméricos (será possível ter placas só com letras, aparentemente), QR Code (na parte inferior à esquerda e a possibilidade de um chip, como o que o governo tentou implantar em todos os carros com o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos). Na resolução, o governo até prevê que placas com chip possam dispensar o lacre. Todos os carros brasileiros, novos ou usados, deverão adotar as novas placas até 31 de dezembro de 2023.

Ainda não há custos estimados para o novo par de placas, mas, como ele é mais sofisticado, deverá custar mais do que as atuais. Em São Paulo, a substituição das placas custa R$ 128,68 no Detran e R$ 198,56 quando a troca é feita nas concessionárias.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro