A resolução do Contran, que exige cinto de três pontos e encosto de cabeça em todas as posições, já havia feito uma vítima, a perua Fiat Weekend. Agora, há mais um: o quinto passageiro do Volkswagen up!.
Diferentemente do europeu, o subcompacto brasileiro sempre levou cinco pessoas, no entanto, os custos para adaptar o veículo para contar com o cinto de três pontos no passageiro central fizeram a marca alemã mudar de ideia. A partir da linha 2021, que deve ser lançada em breve, o up! nacional também só poderá levar quatro pessoas. A informação foi confirmada pelo presidente da marca, Pablo di Si, durante o lançamento do Virtus GTS.
Apesar de perder essa vantagem perante os europeus, a Volkswagen do Brasil ainda pode se orgulhar de ter entre-eixos, porta-malas e tanque de combustível maiores, além de vidro traseiro que pode ser aberto. A divisão brasileira também foi responsável por desenvolver a variante turbo, que só chegou na reestilização na Europa.
Apesar disso, a matriz alemã pode dar o troco e dizer que só lá há ar-condicionado digital, som assinado pela Beats, sistema de manutenção em faixa e uma versão 100% elétrica.