Fatos Rápidos Sobre Pneus Run-Flat: Os pneus Run-Flat possuem uma construção única, oferecendo uma lateral extremamente rígida que suporta o peso do veículo em velocidades próximas à de rodovias, mesmo sem ar no pneu. Alguns fabricantes de automóveis equipam modelos específicos com pneus Run-Flat como equipamento padrão. Uma grande variedade de fabricantes de automóveis de luxo equipa carros com pneus Run-Flat na fábrica.
Os pneus Run-Flat são comuns em certos carros que você pode estar considerando comprar. Eles estão amplamente disponíveis no varejo como pneus de substituição. Mas, como a maioria dos dispositivos de segurança avançados, eles custam mais.
Neste artigo, veremos as vantagens e desvantagens dos pneus Run-Flat, quanto eles custam e como funcionam.
O que são Pneus Run-Flat?
Os pneus Run-Flat possuem uma construção única, oferecendo uma lateral extremamente rígida. A lateral pode suportar o peso do veículo em velocidades próximas às de rodovias, mesmo sem ar no pneu.
O que torna os Run-Flats diferentes dos pneus normais?
Um pneu normal ficará vazio quando for perfurado. Se for conduzido por mais tempo do que o necessário para sair da estrada, ele danificará a roda quase imediatamente.
O grande ponto de venda desse produto é que os motoristas que sofrem um furo podem dirigir alguns quilômetros, ou talvez até mais, para chegar a um local seguro. Uma vez em segurança, você pode instalar um pneu sobressalente ou substituir o pneu. A distância exata que você pode percorrer com um pneu Run-Flat sem ar varia de acordo com o fabricante e o tipo de pneu. Normalmente, podem ser percorridos cerca de 30 quilômetros a aproximadamente 80 km/h.
Alguns fabricantes de automóveis equipam esses pneus como equipamento padrão em modelos específicos. Quando chega a hora de substituí-los – seja por desgaste da banda de rodagem, idade ou danos – os consumidores geralmente enfrentam a escolha: continuar com os pneus Run-Flat ou trocá-los por pneus convencionais.
Preferência por carros de luxo e alto desempenho
Uma grande variedade de fabricantes de automóveis de luxo equipa carros com pneus Run-Flat na fábrica. A maioria dos modelos BMW e Mini os inclui, e os sedãs e SUVs da Mercedes-Benz também os possuem. Outras marcas de luxo que os utilizam incluem Audi, Cadillac, Lexus e Infiniti. Até mesmo algumas minivans.
Carros de alto desempenho, como o Chevrolet Camaro e Corvette, podem incluir pneus Run-Flat em certos níveis de acabamento superiores.
Como as empresas de pneus fabricam esse tipo de pneu em muitos tamanhos, alguns motoristas optam por instalá-los até em veículos que não exigem isso de fábrica. Em caso de dúvida, essa mensagem será marcada na lateral do pneu.
Carros elétricos e pneus Run-Flat
A maioria dos veículos elétricos não possui pneus sobressalentes, pois os carros precisam de espaço para as baterias de EV. Como resultado, vários fabricantes tornam os pneus Run-Flat padrão. Pneus Run-Flat também podem desempenhar um papel crítico na segurança de carros autônomos no futuro e ajudar a manter as pessoas seguras durante uma emergência de pneu.
Como funcionam os Pneus Run-Flat?
Os pneus Run-Flat existem há mais de 40 anos, embora os compostos de borracha não tenham se tornado viáveis para uso em carros convencionais até os anos 2000.
Dois Estilos de Design
Os pneus Run-Flat apresentam um de dois layouts básicos que podem manter a roda longe do solo em caso de um furo típico ou outra perda de ar.
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Sistema de parede lateral que se sustenta
O mais comum é uma parede lateral que se sustenta, que apresenta uma construção reforçada de borracha dura que não entra em colapso após um furo no pneu. Vários fabricantes produzem pneus Run-Flat autossustentáveis. Suas paredes laterais podem ser várias vezes mais robustas. Embora você possa dirigir com eles por curtas distâncias graças às paredes laterais grossas, eles não são verdadeiros pneus "sem ar". Tais designs "sem ar" foram testados, mas ainda não foram oferecidos em veículos de produção regular. -
Sistema de anel de suporte
Menos comum é um sistema de anel de suporte. Esses pneus empregam um anel central de borracha endurecida para suportar o veículo em situações de perda de ar. Poucos veículos de mercado de massa os incluem, embora certos carros pesados ou orientados para o uso militar possam vir com esse tipo de pneu.
A importância dos sistemas de monitoramento de pressão dos pneus
Os sistemas de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) são imprescindíveis ao usar pneus Run-Flat. Eles exibem um aviso sobre a baixa pressão dos pneus no painel de instrumentos de um veículo. Apesar de não ser obrigatório os fabricantes de automóveis equipam sistemas básicos de aviso com uma única luz ou oferecem sistemas mais avançados que exibem a pressão de cada pneu.
O custo dos pneus Run-Flat
Normalmente, o projeto para maior segurança aumenta o custo dos pneus Run-Flat, mas há outras razões pelas quais eles custam mais do que seus equivalentes convencionais.
Os pneus Run-Flat são menos comuns do que os pneus padrão, o que significa menos opções de compra. Além disso, a maioria dos carros sai da fábrica com pneus novos padrão. Portanto, geralmente há menos demanda por pneus que possam se sustentar por curtas distâncias. É mais provável que se substitua por pneus semelhantes.
Além disso, eles utilizam mais borracha, o que aumenta o custo do material do fabricante de pneus.
Ponto de preço comparado aos pneus convencionais
Dependendo da marca e do veículo, os pneus Run-Flat podem custar até o dobro do que custam os pneus convencionais equivalentes. No entanto, você pode encontrar promoções.
Vantagens
- Conveniência: Pneus Run-Flat são sinônimos de conveniência. Embora os pneus de hoje sejam muito menos suscetíveis a furos e outras situações de perda de ar do que no passado, tudo o que é necessário é uma faixa de metal ou um prego longo para estragar o seu dia.
- Segurança: Com esses pneus especializados, você pode continuar até seu destino ou, pelo menos, até uma oficina que possa remover e substituir o pneu furado. Um motorista precisa encostar imediatamente — talvez até no acostamento de uma rodovia movimentada — se tiver um pneu furado convencional.
- Bom desempenho mesmo vazio: Como mantêm a "carcaça" primária ou formato do pneu, eles oferecem relativamente pouca perda de desempenho após um furo.
Desvantagens
- Alto custo de substituição: Motoristas geralmente pensam no custo de substituição como uma das maiores desvantagens dos pneus Run-Flat.
- Condução mais rígida: Os Run-Flat têm uma condução mais rígida, o que pode desagradar motoristas que procuram um passeio mais suave.
- Difícil de substituir: As lojas de pneus nem sempre os têm em estoque, especialmente em cidades menores ou áreas rurais.
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