PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Renault Scénic não resiste aos SUVs e sai de linha após 26 anos

Modelo é mais uma minivan que sucumbe ao avanço dos utilitários esportivos e crossovers

Dias depois de a Citroën anunciar que encerrará em julho a produção da C4 Picasso na Europa após vender minivans durante quase 30 anos, a Renault decide seguir o caminho da compatriota e deixa de fabricar a Scénic para focar nos SUVs. Somente a versão Grand de sete lugares será mantida por mais algum tempo.

Lançada na Europa em 1996, a Scénic é mais uma minivan que não resiste ao avanço dos SUVs e crossovers em todo o mundo. O modelo vendeu cerca de 2,8 milhões de unidades ao longo dos seus 26 anos de vida, somadas as quatro gerações comercializadas mundialmente.

A Scénic fez sucesso em diversos mercados – incluindo o Brasil – mas vinha amargando seguidas quedas nas vendas. No ano passado, por exemplo, a minivan registrou apenas 20.678 unidades comercializadas (a maior parte no mercado europeu), número bem abaixo dos 160.159 emplacamentos de 2011, o melhor desempenho de sua história.

Scénic foi o primeiro Renault fabricado no Brasil

No Brasil, a Scénic teve mais de 140.400 unidades fabricadas em São José dos Pinhais (PR) entre 1999 e 2010. Foi o primeiro modelo da Renault feito no país. Em 2008, a segunda geração foi importada da Europa para ser comercializada junto com o modelo nacional, mas vendeu poucas unidades devido ao alto preço e à perda de interesse do mercado pelas minivans.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro