PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Sabia que as inscrições nos pneus têm significado?

Aprenda a interpretar o que o pneu tenta dizer e respeite os recados dados por essas importantes peças do automóvel

Os veículos novos vêm equipados de fábrica com pneus de marcas conhecidas, que, se por vezes não são do último modelo, são perfeitamente adequados para o uso para o qual o automóvel em questão foi projetado. Porém, quando se torna necessário substituí-los (por desgaste, furo etc.), é conveniente saber o que significa aquele conjunto de números e letras inscritos na parede do pneu. Você sabe interpretar tudo que seu pneu tem a dizer? Se não souber, aprenda conosco bem aqui.

Não invente nem poupe nos pneus

Primeiro ponto: as medidas aconselhadas para os pneus são as que constam no manual do proprietário. Até há pessoas que se dispõem a colocar rodas maiores em seus carros, mas não é qualquer roda que serve. Nem qualquer pneu: o diâmetro original do conjunto roda-pneu tem de ser o mesmo do conjunto original, sob pena de causar distorções na medição da velocidade (para mais ou para menos). O ideal é que a diferença nunca passe dos 3%, como mostra essa boa calculadora da Tire Calc.

Segundo ponto: não poupe nos pneus. Escolha produtos de fabricantes reconhecidos - são estes que dispõem das tecnologias para produzir os produtos mais seguros e com melhor desempenho em consumo e em aderência. Um pneu, apesar do seu visual, é um produto de fabrico extremamente complexo e sofisticado e é o único ponto do veículo em contato com o solo.

Terceiro ponto: os pneus novos trazem, desde abril de 2018, uma etiqueta (como a de alguns eletrodomésticos) que os classifica pelos seguintes parâmetros: resistência ao rolamento, que interfere em sua eficiência energética e ação no consumo de combustível, aderência no molhado e nível de rumor. As classificações vão de A (melhor) a G (pior). E, como já disse Boris Feldman em uma excelente análise no Auto Papo, é ainda insuficiente por deixar de fora um conceito importantíssimo: o da durabilidade do pneu, pelo índice Treadwear. Apesar de não estar na etiqueta, alguns pneus o trazem. Ele varia de 60 a 680. O padrão é 100. Qualquer coisa acima disso mostra um pneus mais resistente que o padrão. Abaixo de 100, um pneus de desgaste mais rápido.

Além de Treadwear, há pneus também com o código Traction, que indicam a aderência. As notas começam em AA (a melhor aderência) e seguem por A, B e C, a nota mínima exigida para a venda do pneu. 

Ainda que não seja completa, a etiqueta é uma referência. Não deixe de analisá-la.

Inscrições nas paredes do pneu

Exemplo - P 225/55 R 17 97 W

A primeira letra na inscrição do pneu se refere ao tipo de veículo para o qual ele é indicado. P é de Passenger Car, ou carro de passeio. Há também LT (Light Truck, picape leve), ST (Special Trailer, para trailers especiais) e T (Temporary, para estepes temporários).

O primeiro número é a largura do pneu em milímetros (225 mm. O segundo, a série ou a relação em porcentagem entre a largura e altura da parede (55% da largura, no caso). O “R” significa radial. O valor a seguir é o diâmetro exterior da roda em polegadas (17). O número seguinte é o índice de carga (varia de acordo com o veículo: um SUV tem um índice de carga superior ao de um sedã equivalente). Ele representa o peso que o pneu suporta carregar. A última letra é o índice de velocidade (W, até 270 km/h), ou seja, a velocidade que o pneu permite atingir com segurança. Tanto no caso do índice de carga quanto no de velocidade, não se deve usar um pneu com índices inferiores aos recomendados pelo fabricante do veículo, sob pena de ficar sem os pneus ao usar o carro acima das condições que eles permitem. Muita gente faz isso por conta dos preços mais baixos de pneus inferiores, mas esse é um erro grosseiro e perigoso.

Abaixo, confira as tabelas dos índices de carga e de velocidade:

Índices de carga dos pneus

Índice de Carga dos pneus

Índices de velocidade dos pneus

Índice de velocidade dos pneus

Outras inscrições nos pneus

Os pneus trazem ainda informações sobre a fabricação (permitem saber quem, quando e onde o pneu foi fabricado). O código DOT (Department of Transportation, dos EUA), revela o fabricante (é preciso consultar uma tabela com os códigos). Os números finais são uma indicação da semana (os dois primeiros) e do ano de produção. Assim, um pneus 4015 foi feito na 40ª semana de 2015. Quanto mais novo o pneu, melhor. Pneus com mais de 5 anos de fabricação devem ser evitados.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro