A Toyota apresentou nos Estados Unidos e na Europa o aguardado GR Corolla 2023, versão hatchback preparada de fábrica do sedã médio consagrado mundialmente. Desenvolvido pela divisão esportiva Gazoo Racing, o modelo será comercializado no Brasil no ano que vem.
O GR Corolla possui atributos para enfrentar hot hatches, como Subaru WRX (275 cv) e Volkswagen Golf R (315 cv). Diferentemente da pacata versão sedã, equipada com um motor 2.0 aspirado de 178 cv e câmbio automático CVT, a variante esportiva combina um propulsor turbo a uma transmissão manual e sistema de tração integral.
Sob o capô, o GR Corolla leva o motor 1.6 turbo a gasolina de três cilindros, que gera 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O câmbio manual de seis marchas envia essa força às quatro rodas por meio da tração integral ajustável GR-Four em três configurações: 60% dianteira e 40% traseira; 50% dianteira e 50% traseira ou 30% dianteira e 70% traseira.
Motor 1.6 turbo de 304 cv do GR Corolla é o três-cilindros mais potente do mundo
Embora seja construído a partir da mesma plataforma da versão sedã, o GR Corolla é 85,7 kg mais pesado devido ao uso extensivo de adesivo estrutural para aumentar a rigidez da junção dos componentes da carroceria. O hatch esportivo pesa 1.474 kg.
A série especial de lançamento, batizada de Circuit Edition, ainda traz teto em fibra de carbono para aliviar o peso e reduzir o centro de gravidade do carro.
As suspensões também foram desenvolvidas para suportar o maior desempenho do carro, com amortecedores, barras estabilizadoras e molas ajustados para o uso em circuitos. O GR Corolla pode ser equipado com diferenciais dianteiro e traseiro de deslizamento limitado.
Série especial de lançamento Circuit Edition tem teto em fibra de carbono e aerofólio traseiro maior
Já as rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas em pneus Michelin Pilot Sport 4. Os freios redimensionados para lidar com a potência extra contam com pinças de alumínio de quatro pistões e discos dianteiros ranhurados e ventilados de 14 polegadas, enquanto os traseiros ventilados medem 11,7 polegadas de diâmetro.
Visualmente, como é de se esperar de um modelo com proposta esportiva, o GR Corolla tem uma aparência mais invocada. Para-choques, retrovisores e rodas possuem acabamento em preto brilhante. A grade frontal avantajada, além de dar um estilo mais agressivo, serve também para melhorar a refrigeração do motor. A traseira conta com um aerofólio sobre a tampa do porta-malas e escapamento com três chamativas ponteiras.
Interior tem uma pegada mais esportiva, com bancos revestidos em Alcantara e painel digital
O interior do hot hatch traz bancos revestidos de Alcantara (camurça sintética), painel digital de 12,3 polegadas com instrumentos que mostram informações da pressão do turbo e do sistema de tração, além do indicador de troca de marcha. O sistema de entretenimento Toyota Audio Multimedia de 8 polegadas também é novo, dotado de navegação baseada em armazenamento em nuvem e assistência virtual.
Na parte de segurança, o GR Corolla é equipado de série com o Toyota Safety Sense 3.0, o pacote de assistências de condução com sistema pré-colisão, detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa ativo, controle de cruzeiro adaptativo dinâmico, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, comutação automática do facho alto dos faróis de LED e assistente de sinais de trânsito.