Quando confirmamos aqui o lançamento do Yaris, modelo intermediário entre o Etios e o Corolla, as informações de que dispúnhamos eram que o modelo chegaria no segundo semestre deste ano e que teria motor 1.5, o mesmo das versões topo de linha do Etios. Mas nossos amigos do site Autos Segredos, sempre baseados em suas boas fontes, nos dão notícias melhores. A primeira delas é que o modelo não chegará no segundo semestre, mas já em maio, o que indica que ele já deve estar em produção em Sorocaba, para poder abastecer as concessionárias a tempo. A segunda é que o modelo terá um motor mais interessante do que o 1.5: será o 1.8 das versões de entrada do Corolla, com 144 cv (E) a 6.000 rpm ou 139 cv (G) a 6.000 giros e torque máximo de 18,6 kgfm (E) ou 17,7 kgfm (G), sempre a 4.800 rpm. Diferentemente do Corolla, porém, seu câmbio manual não será de 6 marchas, mas de 5. E o automático, diferentemente do Etios, não será convencional, mas sim CVT. Como no Corolla. Um pacote que, a bom preço, deve torná-lo bastante atraente.
Só que, segundo o pessoal do Autos Segredos, o modelo hatchback será vendido a partir de R$ 60 mil e chegará aos R$ 80 mil. Já com motor 1.8, é verdade, mas isso o coloca em um patamar de preço muito superior a de seus maiores concorrentes, como o VW Polo. Provavelmente porque ele mire mesmo é o Honda Fit, que começa em R$ 58.700 e tem sua versão mais cara a R$ 80.900. Um concorrente que vem apenas com motor 1.5, como o que esperávamos que o Yaris tivesse. Além do motorzão, o Yaris terá também 4 airbags de série, como o Polo, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e ganchos Isofix.
A versão sedã do modelo, chamada de Yaris ATIV ou Vios, em alguns mercados, deverá ser apresentada apenas no Salão do Automóvel deste ano. Como maio já está pertinho, em breve poderemos confirmar as informações dos amigos do Autos Segredos, mas eles têm um índice de acerto excelente. A conferir.