PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Números de vendas da Fenabrave em junho confirmam que brasileiro não liga para carros seguros

Renault Sandero, nota 1 no Latin NCAP, foi o quarto colocado no ranking. Ford Ka, com nota 0, ficou em terceiro

Em novembro do ano passado, o Congresso SAE já havia nos permitido constatar que quem determina o conteúdo que um carro deve ter, e a segurança que deveria oferecer, é quem o compra. Em resumo, é você, prezado leitor. Se um modelo tem demanda mesmo sem barras de proteção lateral ou com uma carroceria frágil, qual é a preocupação que o fabricante terá em modificá-lo, especialmente em um país sem exigências mínimas para a venda destes modelos? Se não for por exigência legal, só será por competidores mais seguros e completos terem a preferência dos clientes, como discutiu um artigo no FlatOut! em 2015. Pois os números mais recentes da Fenabrave reafirmam uma evidência triste: brasileiro não está nem aí para segurança. E continua a comprar carros de pontuação nitidamente insuficiente.

O Chevrolet Onix, alçado às três estrelas por uma reforma aparentemente simples, continua a liderar (16.218) com quase o dobro das vendas do segundo colocado, o Hyundai HB20 (8.292). Daí em diante o que se segue é o Ford Ka (7.833), nota zero no Latin NCAP, apesar de exibir notas muito melhores no Euro NCAP, e o Renault Sandero (6.139), que não conseguiu passar de 1 estrela em testes recentes da entidade. Respectivamente o terceiro e quarto colocados no mercado. O Kwid, que apaŕece em décimo (5.004), é mais barato e mais seguro que o irmão mais velho, ainda que seja menor. Em suma, questão de escolha. E o mercado brasileiro reafirmado com o que realmente ele não se importa.

Renault Sandero

Para dar uma compensada na coisa, a Fiat Toro (5.500), com 4 estrelas no Latin NCAP, foi o quinto modelo mais vendido do mercado. A picape foi seguida de perto pelo Argo (5.485) e pela Strada (5.474), modelos que nunca foram avaliados pela entidade. O Jeep Compass, ainda o SUV mais vendido do Brasil, com 5.054 unidades, e o VW Gol completam a lista dos 10 mais vendidos. Quem segue o Compass mais de perto entre os SUVs é o Renegade (3.628), acompanhado pelo Honda HR-V (3.139), pelo Hyundai Creta (2.913) e pelo Ford EcoSport (2.761). O Nissan Kicks, que já chegou a liderar em março, ficou em sexto, com 2.629 unidades. Veja abaixo o ranking dos 50 mais vendidos:

Mais vendidos em junho de 2018

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro