Além do visual atualizado, o Volkswagen Polo 2023 será lançado nos próximos meses com uma nova opção de motorização: a 1.0 turbo que equipava o finado Up TSI, que saiu de linha no ano passado. Segundo o site Autos Segredos, o Polo 170 TSI será o hatch turbinado mais econômico do país.
Com esse motor, o Polo 2023 terá médias de 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada com etanol. Abastecido com gasolina, o hatch fará 13,8 km/l em trecho urbano e 16,5 km/l em percurso rodoviário. Esses números foram aferidos pelos padrões do Inmetro.
Para efeito de comparação, o Chevrolet Onix 1.0 turbo com câmbio manual de seis marchas faz 9,1 km/l na cidade e 11,1 km/l em rodovia com etanol. Com gasolina no tanque, as médias são de 13,1 km/l e 16,1 km/l, respectivamente.
Motor do Polo 170 TSI
Embora seja da mesma família do motor 200 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) das versões mais caras do Polo, o 170 TSI possui uma série de alterações em relação ao propulsor mais potente. No Up, o 1.0 turboflex de três cilindros entregava 101 cv de potência com gasolina ou 105 cv com etanol. O torque máximo de 16,8 kgfm era atingido com qualquer um dos combustíveis.
Calotas mais fechadas têm efeito aerodinâmico (Diogo Dias/Autos Segredos)
Além do eficiente motor, o Polo 170 TSI terá soluções aerodinâmicas, como rodas, calotas e grade frontal mais fechadas, para favorecer a economia de combustível.
O Polo 170 TSI será vendido apenas com câmbio manual de cinco marchas. O lançamento da linha 2023 do hatch está prevista para o último trimestre do ano.
Novo visual
Dianteira do Polo 2023 será inspirada na do modelo europeu
Além do novo motor, o Polo 2023 também ganhará um discreto retoque visual, porém, diferente do aplicado no modelo europeu. As mudanças serão concentradas na dianteira, com grade e para-choque redesenhados. Na traseira, as lanternas terão novo arranjo luminoso em LED, sem invadir a tampa do porta-malas.
Volante que estreou no Nivus estará no Polo 2023
Já o interior do Polo 2023 manterá o estilo atual, mas terá o painel digital e o volante do Nivus, além de carregador de celular por indução e novos comandos do ar-condicionado digital. A central multimídia VW Play de 10” com internet sem fio também estará disponível.
Outras versões
Além da versão 170 TSI manual, de entrada, o Polo 2023 manterá as configurações Comfortline e Highline 200 TSI, dotadas do 1.0 turboflex de até 128 cv e 20,4 kgfm, e a esportiva GTS 250 TSI, 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm. Todas serão equipadas com o câmbio automático de seis marchas.