PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

BMW X7 é SUV grandalhão e luxuoso que acelera feito esportivo

Maior e mais caro SUV a combustão da marca no Brasil impressiona pelo tamanho e tecnologia

Com exatos R$ 1.154.950 na conta bancária é possível comprar um bom apartamento nas principais cidades brasileiras ou simplesmente colocar na garagem o novo BMW X7, que acaba de ser lançado no país em versão única M60i com certa dose de exageros além do preço.

O maior e mais caro carro a combustão da BMW à venda no Brasil é superlativo em quase todos os detalhes. Começando pelo visual, que adota a nova identidade da marca, com a enorme grade frontal posicionada entre os faróis divididos em dois níveis.

A traseira segue um estilo mais tradicional com lanternas horizontais interligadas por uma fina barra cromada que atravessa a tampa do enorme porta-malas de 750 litros. As quatro saídas do sistema de escape deixam claro que sob o comprido capô o SUV esconde um nada modesto motor V8 com potência de sobra para empurrar os seus 2.600 kg – sem contar os passageiros, bagagem e a provável blindagem que será instalada pelos seus compradores.

E esse peso todo está distribuído pela enorme carroceria construída a partir da moderna plataforma CLAR. O BMW X7 ostenta nada menos que 5,18 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,83 m de altura. O generoso entre-eixos de 3,10 m confere espaço de sobra para os ocupantes dianteiros e da segunda fileira de assentos. Os dois bancos da terceira fileira são confortáveis, porém, mais recomendados para crianças.

Ainda assim, todos os passageiros contam com conforto de sobra. Na segunda fileira, é possível controlar a cortina da janela do lado oposto para reduzir a incidência da luz solar ou por privacidade. Quem viaja nos últimos bancos também conta com portas USB para o carregamento de celulares, controle de uma das cinco zonas do ar-condicionado e até mesmo um pequeno teto solar.

No geral, a cabine impressiona pelo alto nível do acabamento. Tudo é montado com materiais refinados macios ao toque e couro Merino de alta qualidade. Assim como o elétrico iX, o X7 também possui o painel digital de 12,3 polegadas e a central multimídia de 14,9”, que formam uma enorme tela curvada à frente do motorista.

Como é de se esperar para um carro dessa categoria, o BMW X7 traz uma série de assistências de condução, como frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, entre outros recursos tecnológicos.

O sistema Intelligent Personal Assistante (IPA) controla as luzes internas, ar-condicionado, funções da multimídia e do som Bowers & Wilkins Diamond, além das janelas e do teto solar panorâmico. O IPA ainda pode ser integrado à assistente virtual Alexa para automação residencial.

Grandalhão e luxuoso, o BMW X7 também impressiona ao volante. Embora a sua proposta seja mais voltada ao conforto, o SUV fabricado nos Estados Unidos mostrou desenvoltura no teste-drive que a BMW promoveu no Autódromo Capuava, no interior de São Paulo. O motorzão 4.4 V8 turbinado movido a gasolina gera 530 cv de potência e 76,5 kgfm de torque para levar o X7 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h.

Um pequeno motor elétrico, que também atua como alternador, auxilia o V8 em determinadas condições, tanto para otimizar o desempenho quanto para ajudar a economizar combustível.

O câmbio automático de oito marchas é rápido nas trocas, principalmente no modo esportivo, enquanto a tração integral garante a entrega de potência às quatro rodas de maneira eficiente. Mesmo com todo esse tamanho, o X7 se mostrou seguro nas curvas mais travadas do circuito, pois as suspensões pneumáticas utilizam amortecedores adaptativos, que controlam a inclinação da carroceria de acordo com a condução do veículo. Em velocidades mais altas, o sistema baixa o SUV automaticamente para favorecer a condução e a segurança.

Custando o mesmo que um imóvel, o BMW X7 chega para fisgar clientes endinheirados que buscam um carro repleto de luxo e tecnologia, mas que querem algo diferente das versões mais caras do Porsche Cayenne e do Range Rover.

Teste-drive a convite da BMW

Ficha técnica BMW X7 M60i

Preço: R$ 1.154.990 (novembro de 2023)
Motor a combustão: dianteiro, longitudinal, 4.4 V8, 32 válvulas, turbo, injeção direta, a gasolina
Potência: 530 cv a 5.500 rpm
Torque: 76,5 kgfm a 1.800 rpm
Motor elétrico: 12 cv e 20,4 kgfm
Tração: integral
Câmbio: automático 8 marchas
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente braços sobrepostos
Suspensão traseira: independente multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos ventilados com ABS e EBD
Pneus: 275/40 R22 (dianteiros) e 315/35 R22 (traseiros)
Rodas: liga leve 22 polegadas
Dimensões: 5.181 mm de comprimento/ 2.000 mm de largura/ 1.835 mm de altura/ 3.105 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 2.600 kg
Capacidade de carga: 755 kg
Capacidade de reboque: 750 kg (sem freio) e 3.500 kg (com freio)
Volume do porta-malas: 750 litros (5 lugares)
Volume do tanque de combustível: 83 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,7 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)

Avaliação Profissional KBB
5 de 5
Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro