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Avaliação KBB - Fiat Fastback Impetus é a versão mais vantajosa do SUV cupê?

Variante intermediária tem os mesmos equipamentos da topo de linha, menos o motor mais potente

Meses depois de experimentar o Fiat Fastback em sua versão topo de linha Limited Edition Powered by Abarth (parte de R$ 154.990), a KBB Brasil passou alguns dias com a configuração intermediária Impetus T200 (R$ 142.490) para avaliar qual variante do SUV cupê é mais vantajosa. Será que vale a pena economizar R$ 12.500 e abrir mão da motorização mais potente?

Como é o Fiat Fastback Impetus T200

Antes de tudo, vale recordar que o Fiat Fastback é construído a partir da plataforma MLA, versão aprimorada da arquitetura do Argo e que serve de base ao Pulse, mantendo no Fastback boa parte das peças estruturais e de estamparia, como capô, para-lamas e portas dianteiras. Das colunas B para trás, o SUV cupê utiliza componentes exclusivos que conferem o visual caracterizado pelo teto rebaixado e o balanço alongado na traseira.

Porta-malas de mais de 500 litros é um dos destaques do SUV cupê

Medindo cerca de 30 cm em relação ao Pulse, o Fastback teve a capacidade do porta-malas ampliada de 370 para 516 litros (padrão VDA). O entre-eixos de 2,53 m, no entanto, não foi alterado. Os 1,78 m de largura e 1,54 m de altura também são praticamente idênticos aos do Pulse.

Nas versões Audace (R$ 131.490) e Impetus, o Fastback é equipado com o motor T200 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, combinado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. Esse propulsor entrega 125 cv de potência com gasolina ou 130 cv quando abastecido com etanol. O torque máximo de 20,4 kgfm é atingido com qualquer um dos combustíveis.

Motor 1.0 turboflex entrega até 130 cv de potência

Já a Limited Edition Powered by Abarth é a única que leva sob o capô o T270 1.3 turboflex de quatro cilindros, também dotado de injeção direta. O motor mais potente da gama gera 180/185 cv (gasolina/etanol) de potência e 27,5 kgfm de torque, conectado ao câmbio automático com conversor de torque de seis velocidades – mesmo conjunto mecânico da Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander.

Interior é idêntico ao do Pulse, mas o Fastback conta com freio de estacionamento elétrico

Em termos de equipamentos, todas as versões do Fastback saem da fábrica de Betim (MG) com airbags frontais e laterais; controles de estabilidade e tração; freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; sensor de estacionamento traseiro; câmera de ré; faróis e lanternas full LED; direção elétrica; ar-condicionado automático digital; central multimídia de 8,4 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay; carregador de celular por indução; borboletas para trocas de marchas no volante; rodas de liga leve de 17”, pacote ADAS de assistências de condução (comutação automática do farol alto, alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência), entre outros.

Conheça no vídeo abaixo o Fiat Fastback Powered by Abarth T270

Na Impetus T200 são adicionados painel de instrumentos digital de 7”; multimídia de 10,1” com pareamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay; sensor de estacionamento dianteiro; teto pintado na cor preta; acabamento interno escurecido; bancos de couro e rodas de liga leve aro 18”. Mesmo pacote de equipamentos da Limited Edition Powered by Abarth, que se diferencia por detalhes escurecidos e emblemas da divisão esportiva na carroceria.

Carregador por indução recebe ventilação do ar-condicionado para resfriar smartphones

Já que as versões intermediária e topo de gama são idênticas em nível de equipamentos, a principal diferença está basicamente no desempenho de cada uma, afinal, são 55 cv e mais de 7 kgfm de vantagem para a mais cara.

De acordo com os dados de fábrica, o Fastback Impetus de 1.262 kg precisa de 9,4 segundos para atingir os 100 km/h, enquanto a Powered by Abarth (1.304 kg) cumpre a mesma tarefa em apenas 8,1 segundos. Na prática, o motorista não sentirá tanta diferença no uso cotidiano, uma vez que o modelo mais potente é melhor aproveitado em viagens, condição em que a cavalaria extra faz a diferença nas retomadas.

No geral, o Fiat Fastback Impetus dá conta do recado. Ao volante do SUV, temos a sensação de que o motor 1.0 turbo de respostas ágeis e a transmissão automática CVT têm um acerto mais condizente com a proposta do carro, uma vez que o câmbio de relações infinitas trabalha mais suave que a caixa automática combinada ao 1.3 turbo da versão mais cara.

Uma curiosidade: além de deixar as arrancadas mais espertas, o modo esportivo do câmbio (acionado em um botão no volante) parece deixar o carro mais econômico por exigir menos pressão no acelerador para ganhar velocidade.

O Inmetro informa que o Fiat Fastback 1.0 turbo faz 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol ou 11,3 km/l em percurso urbano e 13,9 km/l em rodovia quando abastecido com gasolina. São números bem parecidos com os mostrados pelo computador de bordo de SUV durante a nossa avaliação. A melhor média foi de 14,2 km/l com gasolina na estrada, enquanto a pior foi de decepcionantes 5 km/l na cidade utilizando etanol.

De resto, o Fastback tem ergonomia muito parecida com a do Pulse, mas as suas suspensões são mais confortáveis, mesmo com as rodas de 18 polegadas calçadas em pneus de perfil baixo. O SUV transmite confiança em curvas de alta velocidade ao controlar bem a inclinação da carroceria. Segundo a Fiat, amortecedores, molas e a geometria das suspensões foram desenvolvidos especificamente para o Fastback.

Saída de ar-condicionado e porta USB para passageiros do banco traseiro

O espaço interno é bom para quatro ocupantes adultos, sendo que os do banco traseiro ainda contam com saídas do ar-condicionado e uma porta. USB para o carregamento de dispositivos eletrônicos. Já o porta-malas de mais de 500 litros merece elogios por permitir o transporte de objetos altos com a retirada do tampão. Durante a avaliação do SUV, chegamos a fazer uma pequena mudança utilizando apenas o compartimento de bagagens para levar duas malas enormes e várias caixas de tamanhos diversos.

Bonito, bom de guiar e com bom nível de equipamentos (embora fique devendo os airbags de cortina), o Fiat Fastback Impetus T200 traz praticamente tudo o que a versão Powered by Abarth tem. Se você não faz questão do desempenho superior da versão mais cara, vale a pena economizar a diferença de R$ 12.500 para cobrir outras despesas do veículo ou investir em opcionais. Com o acréscimo de bancos em couro (R$ 1.290), rodas de liga leve de 18" com desenho diferenciado (R$ 990), pintura metálica com teto preto (R$ 1.990) e sistema de serviços Fiat Connect Me (R$ 2.850), o Fastback Impetus T200 ainda sai mais em conta que a variante mais cara: R$ 149.610.

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 1.0 12V turbo, injeção direta, a etanol e gasolina
Potência: 125/130 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 20,4 kgfm a 1.700 rpm
Transmissão: automática CVT com simulação de 7 marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: tambores com ABS e EBD
Pneus e rodas: 215/45 R18, liga leve
Dimensões: 4.427 mm de comprimento/ 1.774 mm de largura/ 1.545 mm de altura/ 2.533 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.262 kg
Volume do porta-malas: 516 litros
Volume do tanque de combustível: 47 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 193 km/h

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 8,1 km/l/11,3 km/l (etanol/gasolina)
Ciclo estrada: 9,7km/l/13,9 km/l (etanol/gasolina)

Avaliação Profissional KBB
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